A música romântica é um período da música clássica ocidental que começou no final do século XVIII ou início do século XIX.
Os compositores românticos tentaram juntar as grandes estruturas harmônicas desenvolvidas por Haydn e aperfeiçoadas por Mozart e Beethoven com suas próprias inovações, buscando maior fluidez de movimento, maior contraste, e cobrir as necessidades harmônicas de obras mais extensas.
Resposta: A ideia geral do romantismo é que a verdade não poderia ser deduzida a partir de axiomas. ... Por essa razão, a música romântica é caracterizada pela maior flexibilidade das formas musicais e procurando focar mais o sentimento transmitido pela música do que propriamente a estética, ao contrário do classicismo.
Na música italiana, o Romantismo teve como grande destaque os compositores de ópera, como: Gioachino Rossini (1792-1868), que excepcionalmente era mais ligado à ópera-bufa (cômica); Vincenzo Bellini (1801-1835); Gaetano Donizetti (1797-1848); Giuseppe Verdi (1813-1901) – a grande figura da história da música italiana; ...
Quase todos os compositores românticos escreveram para este instrumento, os mais importantes foram: Schubert, Mendelssohn, Chopin, Schumann, Liszt e Brahms.