Para converter um número hexadecimal para decimal, basta multiplicar cada digito pelo seu valor de posição e somar os resultados.
Para converter um número binário para o número decimal equivalente basta multiplicar cada dígito pela potência de 2 relativa à posição por ele ocupada e somar os resultados. Assim por exemplo o número binário 101 equivale ao número 5 no sistema decimal.
Assim, é preciso fazer a soma por colunas e pensar nos valores decimais dos dígitos. Depois, se a soma for menor que 15, em decimal, escreva o valor em hexadecimal. Se a soma dos dígitos for superior a 15, subtraia 16 do resultado, escreva o número hexadecimal e crie um carry na próxima coluna.
Como "ler" o hexadecimal? Em hexadecimal basta multiplicar por potências de 16: 3AF = ( 3 * 16 * 16 ) + ( A * 16 ) + ( F ) é o mesmo que ( 3 * 16 * 16 ) + ( 10 * 16 ) + ( 15 ) em decimal.
Sistemas de numeração mais usados em eletrônica
MSB (Most significant bit): bit mais significativo. LSB (Least significant bit): bit menos significativo.
Conforme já citado em outros links, para o dígito de menor peso ou bit menos significativo é adotada a sigla LSB (Less Significant Bit) e para o mais significativo é adotada a sigla MSB (Most Significant Bit). ... O resultado desta última divisão é o quociente, ou seja, o primeiro dígito binário do número convertido.
Em ciência da computação, o bit mais significativo (MSB de most significant bit) é a posição de bit em um número binário, com o maior valor. ... O significado é paralelo ao anterior: é o byte (ou octeto), em que a posição de um número multi-bytes, que tem o maior valor potencial.
Verificado por especialistas. Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Sistema de Numeração Decimal
A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.