Sequências textuais são unidades linguístico-textuais básicas (prototípicas) que fazem parte da constituição dos gêneros textuais, contribuindo para se identificar um gênero que se estrutura com predominância de forma narrativa ou argumentativa, por exemplo.
Sequências textuais Ao se falar em tipo textual , costuma-se utilizar o adjetivo predominante. Observe: gênero romance - tipo textual predominante: narrativo. carta de opinião - tipo textual predominante: argumentativo.
Uma sequência textual nada mais é do que a estrutura base que constitui um gênero textual. Desta forma, uma sequência argumentativa nada mais é do que a estrutura que um texto possui quando seu foco é argumentar sobre determinado problema.
Um texto, oral ou escrito, pode ser produzido com base em diferentes sequências discursivas — narrativas, expositivas, argumentativas, conversacionais e instrucionais. Essas sequências discursivas são responsáveis pela organização interna do texto.
12 – Qual a importância da sequência descritiva para a crônica? A sequência descritiva concretiza a descrição da personagem, é importante para que o leitor entenda melhor o tema.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
São eles: o texto prescritivo e o injuntivo. O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim.
A palavra prescritiva, de acordo com Mirriam-Webster, significa “dar regras exatas, instruções ou instruções sobre como você deve fazer algo”. Em contraste, descritivo significa “dar informações sobre como algo ou alguém parece [ou] soa”.
As gramáticas prescritivas ou normativas são manuais que ditam (prescrevem) as regras linguísticas (fonológicas, morfológicas, semânticas e sintáticas) da variedade-padrão de uma língua.
adjetivo Que recreia, que distrai; capaz de entreter alguém ou si mesmo com algum tipo de divertimento, distração; recreador: leitura recreativa.
que age ou tem efeito sobre o passado: O salário dele foi aumentado com efeito retroativo. que modifica o que fora feito antes.
O retroativo do INSS é um processo pelo qual a Receita Federal — órgão responsável pelo instituto — realiza pagamentos de valores revistos, ou não repassados, a contribuintes que possuíam o direito de recebê-los em datas passadas.