Um potenciómetro ou potenciômetro pronúncia em português: /potẽci'õmetɾu/ é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão.
Aterre o primeiro terminal do potenciômetro.
O Potenciômetro Multivoltas 10K é um componente de precisão, pois ele possibilita darmos um giro maior que 360° em seu eixo (enquanto um potenciômetro rotativo comum só chega a 300°), possui dez voltas, com isso sua resistência varia lentamente possibilitando maior precisão no ajuste.
Controle de Luminosidade de LED com Potenciometro O circuito usa um potenciômetro, ligado à entrada analógica 5, para controlar a luminosidade de LED ligado à porta 10. Conforme giramos o potenciômetro no sentido horário, a intensidade de iluminação do LED vai se aproximando do ponto máximo.
A void setup() é uma função que é executada apenas quando começa o programa e serve para configurar os pinos da placa e estabecer a comunicação serial com um computador.
digitalWrite() Aciona um valor HIGH ou LOW em um pino digital. Se o pino for configurado como saída (OUTPUT) com a função pinMode() , sua tensão será acionada para o valor correspondente: 5V (ou 3.
Função digitalWrite() Esta função escreve um valor HIGH (alto) ou LOW (baixo) em um pino digital que tenha sido configurado como OUTPUT (saída). ... Caso o pino tenha sido configurado como INPUT (entrada), a função digitalWrite() irá habilitar ou desabilitar o pullup interno do pino de entrada.
Como criar um temporizador com o Infogram