Conforme os anestésicos inalatórios vão sendo eliminados da circulação sanguínea, o paciente começa a recuperar a consciência, passando a ser capaz de voltar a respirar por conta própria. Quando o paciente já se encontra com total controle dos reflexos das vias respiratórias, o tubo orotraqueal pode ser retirado.
O efeito da anestesia geralmente desaparece completamente em 24 horas. Após esse período, a personalidade do seu gato geralmente volta ao normal. Os veterinários recomendam que permaneço perto do seu gato na primeira noite para observar seus níveis de atividade e monitorizar cuidadosamente a recuperação.
Para as fêmeas, a roupa cirúrgica no pós-operatório da castração é obrigatória durante os 10 dias de repouso. Por ser um procedimento mais invasivo, precisa ficar bem fechado e protegido.
Afinal, não podemos esquecer que por mais simples que seja, a castração é uma cirurgia que envolve cicatrização. A Dra. Renata explica que em pouco tempo o felino estará de volta ao seu ritmo de sempre. “Nos machos, esse tempo é de aproximadamente uma semana.
Restrições de atividade: Correr, pular, nadar ou usar as escadas devem ser evitados o máximo possível por aproximadamente 7 a 10 dias depois da cirurgia de castração.
Também é importante não dar banho ao seu cão enquanto a ferida estiver cicatrizando - você pode tolerar um companheiro fedorento por algumas semanas! Ferramentas para ajudar a minimizar a atenção do seu cão ao curativo. Esta é a solução mais comum.
Aguarde o máximo que puder, de preferência pelo menos 30 dias após o parto. Neste período os filhotes já estarão mais ativos, já mamaram bastante e já podem dar o tempo para o banho da cadela e secar bem.
O uso desse tipo de colar elizabetano deve ser apenas temporário, pois pode ser retirado facilmente pelo bicho de estimação, machucar o seu pet e não é tão resistente quanto o ideal. Para esse e mais fins, busque por um médico veterinário para que possa dar o melhor tratamento ao seu pet.
Observe como seu animal de estimação come com o colar. Pode ser necessário retirá-lo apenas para a refeição, mas sempre observando se ele não vai tentar mexer na ferida. – Verifique se ele consegue descansar a cabeça e dormir confortavelmente com o colar.
Como usar o colar elizabetano?