O organograma é a representação gráfica da estrutura da empresa, como dito. Com a ajuda dele, você compreende quais são os níveis hierárquicos da organização, quem ocupa esses cargos e como essas pessoas se relacionam dentro dessa infraestrutura.
O fluxograma é uma ferramenta da qualidade utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos.
Organograma circular No centro do círculo é inserida a figura do presidente ou gerente, ou seja, de quem ocupa o cargo mais alto na empresa. Abrindo esse círculo, seguem os cargos de nível hierárquico diretamente abaixo, e que estejam relacionados entre si.
O organograma pode ser definido como a representação gráfica da estrutura administrativa de uma organização. Nele, é possível apresentar a estrutura organizacional da empresa, visualizando os níveis hierárquicos e a distribuição dos cargos.
No caso do organograma vertical, a estrutura é representada de cima para baixo, sendo que em cima ficam os líderes e embaixo as pessoas na base da hierarquia. O organograma vertical não é a única forma de representar graficamente a estrutura administrativa de uma empresa.
No organograma circular, também chamado de radial, o principal líder da organização fica posicionado no centro, “irradiando” sua influência aos demais arcos do gráfico. A partir dessa liderança central, a linha hierárquica vai se desdobrando às camadas externas do círculo.
Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões, enquanto a gestão vertical é baseada na hierarquia. ... A estrutura organizacional de uma empresa define os papéis dos funcionários, facilita a comunicação e estabelece uma cadeia de responsabilidades que devem ser cumpridas.