A diverticulite, ou doença diverticular, é uma inflamação causada na parede do intestino grosso devido à infecção ou inflamação dos divertículos, pequenas bolsas salientes formadas na parede intestinal. A formação de divertículos é mais comum após os 40 anos de idade, e esse quadro é chamado de diverticulose.
O acúmulo de restos de fezes nesses locais é o que provoca a inflamação. Além de uma dieta pobre em fibras, são considerados fatores de risco para a diverticulite idade superior a 40 anos, sedentarismo, obesidade e tabagismo.
Evite apenas as castanhas, gergelim, sementes de girassol e de abóbora, além dos alimentos flatulentos e gordurosos. Quanto ao leite, indicaria restringir somente durante a crise e, à medida que as dores diminuam pode-se consumir o leite, sempre observando a digestibilidade e se aumenta a produção de gases.
Muitos probióticos incluem uma combinação deles. Se você já teve uma crise de diverticulite, suplementos probióticos sozinhos não devem ser suficientes para evitar uma repetição. Consulte o seu médico e siga a sua recomendação sobre os medicamentos e o estilo de vida que você pode adotar.
1. Chá de Camomila com Valeriana. Aa camomila possui propriedades antiespasmódicas, calmantes e cicatrizantes, além de reduzir os gases, enquanto a valeriana possui propriedades antiespasmódicas e relaxantes, sendo benéfica para acalmar o intestino e ajudar no tratamento da diverticulite.
Pacientes com doença diverticular dos cólons geralmente são aconselhados a evitar o consumo de milho, pipoca, nozes e sementes para reduzir a incidência de complicações.
Evite comer milho, nozes, sementes e outros alimentos com sementes e caroços, como figos, uvas e jabuticabas. As sementes podem ficar presas na interior dos divertículos, e causar sangramento ou inflamação.
Os cientistas concluíram que o maior consumo de bife de vaca estava ligado a um risco elevado de enfrentar a diverticulite. Estudo publicado online no periódico Gut mostra que substituir uma porção de carne vermelha ao dia ajudaria, segundo os pesquisadores, a reduzir em 20% a chance de sofrer com o problema.
Diverticulite pode comer arroz e feijão e frango, pão de sal e leite? Atualmente, são poucas as restrições de dieta para casos de diverticulite. Porém, é importante saber a intensidade e o tempo de evolução para decidir a dieta mais adequada.
Doenças intestinais, como a doença de Crohn, colite e diverticulite resultam na perda de peso pela falta de absorção de nutrientes por parte do intestino.