Na ausência de definição legal ou lingüística ousamos definir precarização do trabalho como a conseqüência da redução da remuneração, benefícios e garantias dos trabalhadores em razão de sua não vinculação direta junto à empresa que utiliza sua mão-de-obra.
A precarização do trabalho, é caracterizada pela degradação das condições de trabalho conquistadas junto aos movimentos sindicais e trabalhistas, coo salários, carga horária, férias, entre outros direitos, tornou-se uma realidade para os profissionais que ainda conseguem manter seus empregos em algun países ...
O emprego precarizado, por esse viés, caracteriza-se, sobretudo, pela instabilidade, desproteção legislativa e flexibilização contratual. Por essa perspectiva, entende-se que os empregos de características precárias não são produtos de ausência de crescimento econômico.
O surgimento da noção de precarização parece estar associado às modificações na organização da produção no período pós-fordista, dos anos de 1980 em diante, no sentido de diminuir custos e subtrair direitos da força de trabalho.
Os problemas ligados à precarização vêm de longa data e persistem de modo gradativo através das péssimas condições de trabalho oferecidas aos docentes, das formas precárias de contratação e da ausência de recursos que possam amparar a prática pedagógica e sua organização, além da ausência de políticas públicas que ...
Esta tendência é globalizada, e obedece a diversos processos, entre eles a redução da carga horária e consequente redução dos salários, a terceirização de serviços não essenciais, provocando instabilidade na garantia de emprego, a exploração fora dos padrões de força, resistência e posições anatômicas do trabalhador.
Resposta. Resposta:Explicação:Bem-vindo ao deserto da precarização: o mundo do trabalho no século XXI. ... ... Segundo Giovanni Alves, “o processo de precarização do trabalho e a constituição do precário mundo do trabalho são traços do novo sócio-metabolismo do capital nas condições da mundialização financeira”.
Resposta. A precarização do trabalho se dá pela diminuição dos direitos dos trabalhadores, que ocorre pela desvalorização da classe operária. desvalorizados e sem direitos, os trabalhadores e, agora desempregados, buscam trabalhos informais, ao mesmo tempo em que as empresas diminuem os salários.
A uberização, tal como será tratada aqui, refere-se a um novo estágio da exploração do trabalho, que traz mudanças qualitativas ao estatuto do trabalhador, à configuração das empresas, assim como às formas de controle, gerenciamento e expropriação do trabalho.
É uma nova forma de controle, gerenciamento e organização do trabalho, podendo ser compreendida como um processo de informalização.
Segundo a pesquisadora, essa 'uberização' do trabalho traz falsas evidências da redução do emprego. Há uma massa crescente de trabalhadores cujas condições de trabalho pioraram com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, com direitos anteriormente associados ao contrato de trabalho, expropriados.
A taxa de desemprego no Brasil foi de 14,1% no trimestre de setembro a novembro de 2020 e atingiu 14 milhões de pessoas. ... Na comparação com o trimestre anterior (junho a agosto), o cenário é de estabilidade (14,4%). Já em comparação com o mesmo trimestre de 2019, são 2,9 pontos percentuais a mais (11,2%).
Estratégias para enfrentar o desemprego
Causas do desemprego diminuição do poder aquisitivo do brasileiro, o que o obriga a consumir menos e reduzir a circulação de dinheiro no país; substituição de mão de obra por máquinas; baixa capacitação da população (o que é agravado quando os habitantes não têm acesso a uma educação pública de qualidade).
Desemprego entre chefes de família causa crises familiares e separações. O aumento do desemprego de chefes de família, em especial os provedores, homens que pagam as contas e sempre decidiram tudo sozinhos, pode provocar depressão, muito sofrimento e, em alguns casos, crises familiares que terminam até em separação.
O desemprego gera estresse, insegurança, desamparo e sensação de incompetência. A ameaça a integridade financeira leva o indivíduo à tristeza, que pode se agravar e se transformar em depressão.
Verificado por especialistas. 1 - O desemprego está associado com a queda das condições de vida, piora dos indicadores econômicos, sobrecarga dos sistemas públicos de saúde e assistência social, aumento da criminalidade e da violência urbana.
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem ...