Em outros países, a nomenclatura utilizada é Paramédico, e no Brasil também são conhecidos como SGT TEM (Sargento Técnico em Emergências Médicas). Se o objetivo é se tornar um profissional desta área, deve-se cursar uma faculdade de Medicina ou de Enfermagem.
Atividades Principais: O paramédico tem atribuições de executar procedimentos de Suporte Avançado de Vida como: intubações, acessos venosos, administração de medicamentos e soluções de emergências, sempre sob a supervisão de um médico, indiretamente ou a distância.
“São os profissionais que chegam para atender a emergência, no local onde aconteceu, com qualidade e de forma resolutiva”, diz. Os socorristas podem ser técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e/ou bombeiros.
Presta primeiro socorro e resgate de vítimas, controla locais de acidentes para permitir a chegada dos profissionais no local da ocorrência e realiza transporte de pacientes em ambulância.
Atendimento pré-hospitalar (APH) Ela regulamenta os serviços de urgência e emergências, dos quais o atendimento pré-hospitalar faz parte. Os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar são capacitados para lidar com todas as urgências de saúde de natureza traumática ou clínica.
Responsabilidades dos Paramédicos incluem: Operar os equipamentos da ambulância e responder às transmissões de rádio. Liderar e coordenar uma equipe de atendimento de uma emergência. Avaliar a condição do paciente no local da ocorrência e fazer o diagnóstico preliminar.
A educação de um técnico médico de emergência (EMT) Para se tornar um EMT, é necessário concluir um programa de tecnologia médica de emergência pós-secundária através de uma faculdade. Pode ser uma faculdade comunitária, uma faculdade técnica ou universidade.