O teste do anticorpo do peptídeo citrulinado cíclico (CCP) é um ensaio relativamente novo que detecta a presença de anticorpos de citrulina no sangue. Esses autoanticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imune em resposta a uma ameaça percebida a partir da citrulina.
Autoanticorpos contra peptídeo citrulinado cíclico (CCP) apresentam alta especificidade e sensibilidade para o diagnóstico de artrite reumatóide. ... A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença sistêmica cuja característica mais marcante é uma poliartrite simétrica crônica e erosiva.
RESULTADOS: ao ponto de corte de 25 UI/ml, o anti-CCP apresentou sensibilidade de 68% (IC 95%, 57,8-76,8%), especificidade de 97,7% (IC 95%, 95,5-98,8%), valor preditivo positivo (VPP) de 88,3% (IC 95%, 78,5-94,2%), valor preditivo negativo (VPN) de 92,2% (IC 95%, 89-94,5%) e razão de verossimilhança (RV) de 29,2% (IC ...
Interpretação. Altos níveis de fator reumatóide são indicativos de artrite reumatóide (presente em 80%) e síndrome de Sjögren (presente em quase 100%). Quanto maiores forem os níveis de FR, maiores serão as possibilidades de uma doença articular mais destrutiva.
O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).