O seguro dotal puro cobre somente o “risco de sobrevivência”, ou seja, paga um capital X se o segurado sobreviver Y anos e zero (a herdeiros ou beneficiários) se morrer dentro desse período. ... O seguro dotal misto é uma mescla de seguro de vida e seguro de sobrevivência.
O seguro dotal a prazo fixo é uma modalidade de seguros mistos onde, após o pagamento do primeiro prémio, se ocorrer a morte da pessoa segura, a seguradora não recebe mais prémios mas está obrigada a pagar o capital aos beneficiários no vencimento da apólice.
Esses são os planos de seguro de pessoas com cobertura por sobrevivência, que tem por finalidade o pagamento do capital segurado, de uma única vez ou sob a forma de renda (benefício complementar).
Cobertura por sobrevivência: cobertura que garante o pagamento do capital segurado, pela sobrevivência do segurado ao período de diferimento contratado, ou pela compra, mediante pagamento único, de renda imediata.
É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.
Quem pode adquirir? O cliente entre 18 e 79 anos que contratar um empréstimo junto à Caixa pode adquirir o Seguro Prestamista na hora de fechar o contrato.
Como acionar seu Seguro Prestamista
O seguro Prestamista garante a quitação da dívida aos credores, em caso de morte por qualquer causa e invalidez permanente por acidente do devedor. ... Para possibilitar a contratação do seguro, deve haver duas partes interessadas: uma concedendo o crédito, e a outra obtendo este mesmo crédito.
No caso de falecimento, se o consorciado pagava o seguro prestamista, o herdeiro tem direito, inclusive, à carta de crédito imobiliário no valor contratado! Todavia, caso queira somente a restituição do valor pago devidamente corrigido, é possível também.
O seguro oferecido no consórcio se chama seguro prestamista, ele quita o saldo devedor em caso de morte do consorciado, ou até mesmo invalidez permanente. Sendo assim a administradora de consórcio deve liberar imediatamente o crédito aos herdeiros, caso conste a adesão deste seguro por parte do falecido.
* O Seguro Prestamista quita o saldo devedor do cartão, até o limite de indenização², em caso de morte ou invalidez permanente total por acidente. * A diferença entre o saldo devedor e o limite de indenização será paga para a sua família. * A contratação não interfere na margem e no valor do seu saque.
QUANTO CUSTA O SEGURO? 4,8% do valor do limite do cartão, este valor é o custo anual.
Com o Seguro Prestamista, é possível garantir que a dívida será quitada, mesmo em caso de desemprego, morte ou invalidez. Esse Seguro pode ser contratado pelos seguintes serviços: Empréstimos junto a financeiras e bancos (válido para pessoas físicas); ... Empréstimos com pagamento consignado em folha.
Como acessar o Internet Banking:
O que é cartão de crédito consignado? Em uma versão resumida e compreensível é: um cartão de crédito cujo valor mínimo da fatura é descontado diretamente do seu salário líquido ou benefício do INSS.
Os aposentados e pensionistas, em geral, podem gastar entre 30% e 35% da renda mensal líquida com empréstimo consignado, sendo 30% do valor são destinados a empréstimos e 5% para a eventual contratação de um cartão de crédito consignado.
Atualmente, aposentados e pensionistas podem comprometer até 35% da própria renda mensal para pagar parcelas debitadas diretamente dos seus benefícios, sendo 30% com empréstimos pessoais e 5% para débitos relativos a despesas ou saques com cartão de crédito.
Aprovada no Senado e na Câmara recentemente, a liberação do aumento da margem do consignado de 5% aguarda ainda mais um passo para se tornar válida. ... A liberação do aumento da margem eleva o teto para 40% – mantendo os 5% para cartão e destinando até 35% para as operações de empréstimos.
A margem consignável é o valor que o segurado pode comprometer por mês do seu benefício para pagar empréstimo consignado. Até o dia 31 de dezembro de 2020, a nova margem consignável do INSS foi de 40%. No dia 1º de janeiro de 2021 o porcentual retorna para 35%.