adjetivo Esperto; diz-se de quem se utiliza de astúcia para obter o que pretende. Expediente; que é sagaz no modo como lida com pessoas ou situações. Diz-se do animal que não se deixa domar ou agarrar, que se esquiva.
Indivíduo experiente, que não se deixa enganar. 2 Indivíduo esperto, ladino, astuto, matreiro, que sabe enganar os outros.
substantivo masculino Guarda-florestal. [Brasil] Lenhador que trabalha nas matas. [Brasil] Explorador que se orienta nas florestas sem auxílio de bússola.
adjetivo Que se empoleirou; que subiu num poleiro, galho elevado onde ficam as aves para dormir: galinhas empoleiradas. Num poleiro ou lugar alto: empoleirado sobre o telhado.
adjetivo Que sofreu uma decepção ou desilusão; que foi enganado; cujas expectativas foram destruídas; decepcionado ou desiludido. Etimologia (origem da palavra desapontado). Do inglês disappointed. adjetivo Que não possui ponta; despontado.
1. Diz-se da voz muito aguda ou estridente. 2. Que tem voz muito aguda ou estridente (ex.: criança esganiçada).
Significado de Estridular verbo transitivo Dizer, cantar com voz estridente: estridulou a mesma cantiga a manhã toda.
O veado-mateiro tem cor avermelhada, com pescoço acinzentado e ventre branco. Ele pesa entre 30 e 40 quilos. Morfologicamente, é a maior espécie do gênero Mazama, dorso arqueado com altura entre 58 a 80 centímetros e comprimento de 90 a 145 centímetros. O veado-mateiro é uma espécie sem galhada.
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) depois dele. Por exemplo: ... Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo.
Em todas elas deveria ter sido utilizado o advérbio interrogativo porque: «Porque não?»; «Porque fazes tantas perguntas?»; «Porque demoram?». Por que (duas palavras) emprega-se quando na frase está expresso o substantivo ao qual o que diz respeito. Exemplo: «Não sei por que motivo ele não veio.»
Porque (junto e sem acento) é utilizado em respostas para indicar uma causa ou uma explicação. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. Porque é sinônimo de: pois, uma vez que, visto que, dado que, por causa de, pelo motivo de.