INTRODUÇÃO. As entesopatias são patologias que envolvem as inserções tendíneas, musculares e osteoligamentares no osso, pois a êntese é a união de um tendão, cápsula articular, ligamento ou fáscia muscular a um osso. As entesopatias podem ser degenerativas ou inflamatórias.
A entesopatia do tendão calcâneo é a dor onde o tendão se liga à parte de trás do osso do calcanhar. As pessoas geralmente sentem dor na parte de trás do calcanhar ao andar.
O entesófito consiste numa calcificação óssea que surge no local onde o tendão se insere no osso, o que geralmente acontece na região do calcanhar, dando origem a um "esporão do calcanhar", como é conhecido popularmente.
Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, um tecido fibroso, pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé e se estende por toda sua extensão, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés.
Fascite plantar - causas Atividade desportiva em carga (correr, saltar, ballet e dançar), ou quando as pessoas permanecem por largos períodos de tempo de pé; Idade; Pé cavo/ pé plano/padrões anómalos de marcha; Diminuição da dorsiflexão do tornozelo (menor que 0º);
Indivíduos com fascite plantar e esporão de calcâneo, na fase inicial onde o processo inflamatório está presente, podem fazer atividades físicas de baixo impacto, como por exemplo: Caminhadas, Natação, Ciclismo, Hidroginástica, entre outras.
Posso fazer caminhada com fascite plantar? A fascite plantar é normalmente causada por sobrecarga mecânica. Dessa forma, caminhadas, corridas ou qualquer atividade de impacto tende a piorar a fascite plantar. Dê preferência para natação, musculação, ciclismo e outras afins.
Alongamento para fascite plantar
7 tratamentos naturais para fascite plantar
Tratamento da fascite plantar Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador, que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.
A avaliação da fáscia plantar foi feita por um único profissional da área de diagnóstico por imagem com o uso da ultrassonografia da região plantar dos pés, na qual foi aferida a espessura dessa estrutura anatômica em quatro momentos: previamente ao tratamento, com 30 dias, 90 dias e 180 dias após tratamento.
Fique de pé e apoie a parte dianteira do pé lesionado na borda de um degrau. Sem apoiar o calcanhar e o mediopé, tente alcançar a base do degrau, até sentir que o arco do pé está sendo alongado. Mantenha-se nessa posição por 30 segundos. Relaxe por alguns segundos e repita mais duas vezes o exercício.
Seu calcanhar deve estar sob a pélvis e a base do pé deve estar esticada. Fique com as costas retas, incline-se um pouco para trás e apoie o peso do corpo nos pés. Contraia os músculos do tronco. Fique assim por 30 segundos.
A dor na sola dos pés, pode ser causada por diversas situações, e uma hipótese comum é a fascite plantar, que geralmente é uma lesão rápida de ser curada. Essa lesão pode ser causada pelo uso de salto alto durante muitas horas seguidas, ou por ter ficado de pé com este tipo de sapato por muito tempo.
O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.
2. Remédios. Quando a dor demora para passar é recomendado consultar um ortopedista para prescrever remédios anti-inflamatórios, como Acetaminofeno ou Naproxeno, que reduzem a inflamação no local do esporão, facilitando o caminhar e o alívio mais rápido da dor.
6 formas naturais de aliviar a dor nos pés
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
A dica das especialistas é, ao sentir dor, colocar os pés em uma bacia com água quente porque isso causa uma dilatação dos vasos e relaxa a musculatura.
Remédios para dor nas pernas
Um bom remédio caseiro para dor nas pernas causada pela má circulação sanguínea é massagear as pernas com o óleo de angico ou o óleo de rícino porque eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Ingredientes: 1 bacia com água morna. 15 ml de óleo de angico ou o óleo de rícino.
Dores nas pernas podem ser causadas por diversos motivos. Dentre as doenças mais comuns que causam dores nas pernas estão os problemas de circulação, dor ciática, varizes, neuropatia (doença do sistema nervoso), fibromialgia, doença psicossomática, inflamação, entre outras.
Com o exame físico o médico já consegue identificar os principais sinais e com auxílio do exame complementar como o ecodoppler ou doppler vascular (ultrassonografia) é possível identificar qual é a melhor condução para o caso.
Algumas opções de tratamento natural para amá circulação são: