EQST

Como A Teoria Histrico-cultural Compreende A Relaço Entre Aprendizagem E Desenvolvimento?

Como a teoria Histórico-cultural compreende a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?

Conforme Motta (2008), a teoria histórico-cultural de Vigotski não prevê estágios ou períodos de desenvolvimento pelos quais as crianças devem passar, como postulados por outras abordagens do desenvolvimento, como a teoria psicogenética de Jean Piaget, por exemplo.

O que é a abordagem Histórico-cultural?

Diferente de Piaget, a abordagem histórico-cultural entende que o desenvolvimento é impulsionado pelas aprendizagens que acontecem no meio cultural, mediadas pelos sistemas simbólicos.

O que é a teoria Histórico-cultural?

A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, em sua gênese, pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores.

Que relação existe entre conhecimento e desenvolvimento?

Resposta. Aprendizagem e desenvolvimento têm uma relação complexa, na qual a primeira a aprendizagem é que irá prover o desenvolvimento. O desenvolvimento acha-se relacionado às modificações que ocorrem ao longo da vida do sujeito social, e isso, em cada uma dos diversos aspectos do seu funcionamento psicológico.

Qual a importância do desenvolvimento e aprendizagem para a compreensão do processo de Ensino-aprendizagem?

O aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança, o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento dentro do seu ciclo de vida.

Como ocorre o processo de aprendizagem na educação infantil?

O processo de aprendizagem começa na infância, desde os primeiros dias do bebê, e impacta toda a sua vida. Nesse momento, o processo de aprendizagem acontece em função das interações da criança com o novo ambiente, das experiências trocadas com as pessoas ao seu redor, da observação e do estudo.

Qual a importância da educação infantil para o convívio social?

Portanto, a Educação Infantil contribui, sim, na formação do indivíduo e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade, pois transmite valores, regras e atitudes essenciais que serão lembrados e utilizados por toda a vida, proporcionando experiências e interações com o mundo social e físico de forma ...

O que é desenvolvimento na educação infantil?

O desenvolvimento infantil é um processo gradativo; ele possui várias fases. ... Cada criança é um ser único, por isso é preciso respeitar o seu tempo e suas necessidades. O excesso ou a falta de estímulos pode interferir nesse processo, levando a dificuldades futuras.

Como primeira etapa da educação básica a educação infantil possui suas próprias especificidades?

Como primeira etapa da Educação Básica a Educação Infantil possui suas próprias especificidades e características. Um dos elementos básicos a se compreender quando nos referimos a essa etapa da educação diz respeito a sua faixa etária de atendimento. ... Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional Disponível.

Quais as etapas da educação infantil?

Este projeto atende a crianças de 0 a 5 anos e se divide em duas etapas: a creche (0 a 3 anos) e a pré-escola (4 a 5 anos).

Como é dividida a Pré-escola?

Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos; Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; ... Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contraturnos – que são os períodos extraclasse – para seus alunos. A duração é variável, podendo ser de 1 a 3 anos.

Qual é o conceito de educação infantil?

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.