Ponto de convergência é um termo da geometria, que mostra elo ou elos que se encontram em uma figura geométrica. É como se fosse um ponto de encontro, entre duas ou mais figuras, de maneira em comum.
Na irradiação adaptativa, um ancestral comum resolve colonizar ambientes diferentes. Na convergência adaptativa, trabalha-se com ancestrais diferentes que formam indivíduos que sofrem a mesma seleção natural.
Convergência evolutiva ocorre quando diferentes espécies se adaptaram a ambientes muito parecido. Evolução divergente ocorre quando duas ou mais características biológicas tem uma origem evolutiva comum, mas que divergiram ao longo da sua história evolutiva.
Convergência digital é uma integração de mídias que se convergem para interagir em um único ambiente. Telefone móvel, televisão, rádio, jornal são programados para interagir e transmitidos em um único canal, gerando um comunicação multicanal.
Convergência e divergência: convergência é o fechamento das rodas dianteiras em relação à sua trajetória (as rodas apontam para o lado de dentro do veículo), já a divergência é o contrário (as rodas apontam para o lado de fora).
Quando as rodas estão apontando em direção à linha de trajetória uma da outra, dizemos que estão convergentes. Quando apontam em direções opostas, dizemos que estão divergentes.
Câmber: é o ângulo formado pela inclinação da linha normal da roda com relação à vertical. Cáster: permite que as rodas mantenham-se em linha reta e responde pelo retorno automático do volante à posição central após a curva. Se não estiver correto, exigirá grande esforço para virar o volante.
Segundo o engenheiro, é recomendado fazer uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil km. Mas se o carro estiver se comportando bem, sem vibração ou sem sair da linha reta, não é necessário fazer a avaliação.
Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades. Também é importante verificar o alinhamento antes e depois da troca do pneu.
O procedimento é bem simples: o conjunto de roda e pneu é retirado e mapeado, para se localizarem as partes gastas do pneu, e alguns chumbinhos são colados nos locais correspondentes. O balanceamento deve ser feito a cada 10.
Na maioria dos veículos, o alinhamento normal é projetado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto do motorista e passageiros. O correto alinhamento das quatro rodas reduz o desgaste dos pneus, contribui para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus e melhora a economia de combustível.
A cambagem não existe, não está prevista em nenhum manual de montadora. Não se "desamassa" nenhuma peça da suspensão. Se fizer isso, você trará a peça de volta às medidas do fabricante, mas ela perderá a elasticidade responsável por absorver as vibrações e solicitações do asfalto.