Uma das maneiras mais eficientes para prevenção e controle de nematoides, é a manutenção na nutrição do solo, ou seja, utilizar-se de adubos orgânicos como esterco, torta de mamona e cobertura vegetal para suprir as necessidades do solo e assim proporcionar plantas mais fortes e mais resistentes.
Geralmente, causam lesões nas raízes, que servem de porta de entrada para bactérias e fungos, capazes de causar necroses e podridões. Além disso, a ação do nematoide na planta pode ocasionar outras doenças radiculares, pois os ferimentos gerados nas raízes facilitam a infecção por fungos e bactérias presentes no solo.
Nematoides não são evitados. São controlados!
Na cultura da soja, os principais nematoides são o Nematoide de Galha (Meloydogine incognita e Meloydogine javanica), o Nematoide das Lesões Radiculares (Pratylenchus brachyurus) e, ainda, o Nematoide de Cisto da Soja (Heterodera glycines).
Nematoide de cisto: Heterodera glycine O nematoide de cisto (Heterodera glycine) é um endoparasita com ciclo de vida que dura em torno de 21 a 23 dias, com 4 fases ou ecdises. Na segunda fase do ciclo juvenil, ele realiza infestação nas raízes.
Confira cinco receitas caseiras para eliminar de vez as pragas do seu jardim ou horta:
A Calda Bordalesa é uma mistura caseira que pode ser um grande aliado no combate à ferrugem. Ela é a mistura de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água.