Os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros.
Resposta. É tudo aquilo que o homem encontra na natureza e utiliza em seu benefício, por exemplo, a água, as florestas, os vegetais, o solo, o oxigênio, a luz solar, os ventos, os animais, os minérios, entre outros.
Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas. ... Os minérios em geral (ouro, cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem esgotar-se no futuro.
Recursos naturais são bens que estão à disposição do Homem e que são usados para a sua sobrevivência, bem-estar e conforto. São considerados recursos naturais os bens que são extraídos da natureza de forma direta ou indireta, e são transformados para a utilização na vida do ser humano.
Resposta. Resposta: Quando os habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais são esgotados, o ambiente é degradado.
a) São recursos naturais aqueles que fornecem energia. 1 ponto. ... a) São fontes renováveis que se renovam naturalmente em curto período de tempo.
Os recursos naturais inesgotáveis são elementos fundamentais para a sobrevivência, para o desenvolvimento e para o próprio conforto da sociedade como um todo. Eles são disponibilizados pela natureza e não se esgotam ao longo do tempo, por mais que sejam utilizados/explorados economicamente pelo homem.
Recursos naturais limitados são recursos naturais não renováveis, cuja exploração e utilização um dia chegará ao fim, porque são recursos limitados. Exemplos desses recursos são minerais como carvão, ferro, petróleo, xisto, gás natural, ouro, alumínio, etc.
Em outras palavras, os recursos hídricos são as águas superficiais e subterrâneas disponíveis para uso. ... A água é um bem de domínio público. A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.
A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira irregular, pois há localidades pouco povoadas e com muitas reservas e outras com uma relação inversa. São conhecidos os números da distribuição da água no mundo. Apenas 3% de todos os recursos hídricos existentes no planeta são de água doce própria para consumo.
Os recursos hídricos são indispensáveis para vida na terra. A água hoje em dia é o ele- mento mais utilizado pelos seres humanos, tanto para geração de energia, irrigação, geren- ciamento de bacias, drenagem, abastecimento, piscicultura, lazer entre outros.
Define-se um sistema de recursos hídricos como uma coleção de obras de engenharia hidráulica e eventualmente de componentes naturais, como trechos de leitos de rio, que funcionem integradamente.
O que são água e recurso hídrico? Água é o elemento natural, desvinculado de qualquer uso. Recurso hídrico, por sua vez, é toda água proveniente da superfície ou subsuperfície da Terra, e que pode ser empregada em um determinado uso ou atividade, podendo também passar a ser um bem econômico.
Um conceito bastante importante e que não deve ser confundido é o de recursos hídricos e saneamento básico. A gestão dos recursos hídricos objetiva garantir a disponibilidade e qualidade da água para seus mais diversos usos, incluindo o abastecimento público e a preservação do meio ambiente.
A Agência Nacional de Águas (ANA) tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros, anteriormente denominada de Agência Nacional de Águas (ANA).
Criada em 8 de janeiro de 1997, a lei nº 9433, mais conhecida como Lei das Águas, tem como objetivo promover a disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos para a atual e as futuras gerações.
17 de julho de 2000
Agência Nacional de Águas (ANA), HIDROWEB, www.ana.gov.br, acessado em outubro de 2010. ACHIAMÉ, Fernando et alii (org.).
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é a responsável, na esfera federal, por implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos; por regular o uso de recursos hídricos; pela prestação dos serviços públicos de irrigação e adução de água bruta; pela segurança de barragens; e pela instituição de normas ...
A fiscalização é uma atividade exercida pelo poder público, que usa seu poder de polícia para garantir o cumprimento dos atos normativos em vigor. A ANA tem como atribuição fiscalizar os usos de recursos hídricos nos corpos de água de domínio da União (aqueles que passam por mais de um estado ou fazem fronteiras).
A Sabesp ressalta a importância da população na identificação do crime de furto de água pelos telefones 195 ou pelo Disque-Denúncia (telefone 181), cuja chamada é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.
A Arsesp - Agência Reguladora dos Serviços Públicos do estado de São Paulo - é uma autarquia de regime especial, vinculada à Secretaria de Governo, criada pela Lei Complementar nº 1.
Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL - Portal da transparência.
Se preferir, ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior. Antese de iniciar um pedido, por favor.
A Enel Brasil é uma empresa brasileira do ramo de energia elétrica controlada pelo grupo italiano Enel. A Enel Brasil S.A. centraliza as participações societárias do Grupo Enel no país.