Facilita o pensamento na medida que é mais fácil recorrer a uma categoria que a um indivíduo diante de uma nova observação. ... Assim, julgar não é algo negativo, como muitos pensam. O problema é que muitas vezes as pessoas não julgam, condenam. A questão é sermos justos nos nossos julgamentos.
Estratégias para evitar a tentação de julgar os outros
Não é admissível julgar alguém, isso é uma abstração. Cada pessoa vê o mundo a partir de seu ângulo. É como se cada um de nós tivesse uns óculos que impusessem essas lentes para toda relação existente (e até quando olhamos para dentro de nós mesmos).
Abaixo estão 4 maneiras de tratar o julgamento:
Ter uma opinião sobre; expressar um parecer, um juízo de valor acerca de: julgou o cantor; julgaram do presidente por corrupção; a vida o julgará pelos seus erros; não se pode julgar.
Julgar é facil. Julgar alguém é fácil, mais saber se nosso julgamento está a altura é difícil, pois se julgamos temos que entender que nem sempre nosso julgamento vai estar em uma posição adequada de ser interpretada e recebida. É tão fácil julgar quando se está de fora. Cada um sabe o inferno ou paraíso em que vive.
Decidir uma questão na qualidade de juiz ou árbitro: julgar uma ação judicial; sua profissão era julgar. Proferir uma sentença, condenando ou absolvendo; sentenciar: julgou o bandido; o juiz julgou-o culpado; o juri julgou os empresários à cadeia; não se julga sem provas.
Significado de Julgamento substantivo masculino Ato ou efeito de julgar; opinião, juízo, apreciação: submeto-me ao seu julgamento. [Jurídico] Sentença emanada de um tribunal ou juiz; decisão judicial: pronunciar um julgamento. ... Etimologia (origem da palavra julgamento).
Conheça os 3 principais tipos de audiência
Indica que o processo foi sentenciado pelo juiz. A sentença pode ser com mérito (quando o juiz analisa o que foi pedido) ou sem mérito (quando o juiz encerra o processo sem analisar o pedido, em virtude de algo que impede o prosseguimento da ação).
§ 1º Sentença é o ato pelo qual o juiz põe termo ao processo, decidindo ou não o mérito da causa. § 2º Decisão interlocutória é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente.