No curso serão trabalhadas as seguintes 8 dimensões da Gestão Escolar:
DICAS PARA UMA GESTÃO EDUCACIONAL MAIS EFICIENTE
Encontra-se atualmente, muitas dificuldades na implantação de uma gestão democrática, pois além da resistência dos profissionais de ensino às inovações tecnológicas, formação continuada, trabalho coletivo etc, a própria comunidade escolar esta descomprometida com o ensino, ocorre também o descaso por parte de alguns ...
Para se efetivar a gestão democrática na instituição escolar é necessário garantir que todos compreendam sua responsabilidade nesse processo. Isso resulta da efetivação de práticas que favorecem o desenvolvimento da cidadania[2] e o exercício da democracia[3].
Assim, a gestão democrática participativa tem como escopo a imprescindível participação de todos os segmentos da comunidade escolar. ... E além da participação, a autonomia, a transparência, a publicidade e a pluralidade se tornam características essenciais à formação de uma cultura democrática escolar.
A gestão escolar participativa e democrática contribui positivamente com a qualidade do ambiente escolar, tendo o gestor à frente da escola como líder que apoia estabelecendo as prioridades, além de organizar, avaliar e participar dos resultados das aprendizagens dos alunos (Lück, 2005).
Conclui-se que, garantindo e reconhecendo esta gestão participativa consciente do grupo na tomada de decisão, o gestor fortalece a democratização das ações e legitima o compromisso e a parceria dos resultados a serem atingidos, condição fundamental para a verdadeira democracia na Escola Pública.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. ... Trata-se de um clima no qual cada um perceba que tem responsabilidades por suas ações e sentimentos.
O gestor democrático que busca a qualidade do seu trabalho deve incentivar práticas coletivas e participativas das instâncias colegiadas, representadas por pais, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
A gestão escolar democrática é possível Como já dito, quando família, professores, alunos, gestores, funcionários e toda a comunidade ao redor da instituição colaboram diretamente com a escola, passam a se ver como parte efetiva dela.