O que é trefilação Trefilação, ou trefilagem, é o processo industrial de fabricação de fios, barras e tubos de metal. Trata-se de reduzir a seção transversal (largura) e consequentemente aumentar o comprimento do material, através de um estiramento controlado do material.
O processo de trefilação hoje consiste em passar a matéria prima metálica, chamada de fio máquina, através de uma matriz, a fieira, visando diminuir o diâmetro do arame e tendo como consequência o aumento do seu comprimento.
O processo de Trefilação de aço (ou processo de Trefilagem) é uma operação de tração das peças, onde o material é estirado através de uma matriz em forma de canal convergente (Fieira), resultando em uma redução da seção transversal (largura) e, consequentemente, no aumento do comprimento do material.
Trata-se de um processo mecânico que confere ao material precisão dimensional e melhores propriedades mecânicas. ... A finalidade do processo de trefilação é a obtenção de fios de dimensões, acabamento superficial e propriedades mecânicas controladas.
Significado de Fieira substantivo feminino Peça de aço para esticar o metal e transformá-lo em fio de uma secção determinada. ... Chapa de metal para regular as dimensões das velas de estearina. Veio de mineral; filão. Barbante com que se faz girar o pião.
Descarepação: - Mecânica (descascamento): dobramento e escovamento. Química (decapagem): com HCl ou H2S04 diluídos. Recobrimento: comumente por imersão em leite de cal Ca(OH)2 a 100°C a fim de neutralizar resíduos de ácido, proteger a superfície do arame, e servir de suporte para o lubrificante de trefilação.
A fieira confere ao material extrudido a forma desejada. A fieira deve ser aquecida a uma temperatura adequada, a fim de se obter um extrudido com uma superfície bem lisa e uma correcta definição de todas as suas arestas. ...
Os verificadores também são usados para medição indireta. Nesta aula, são estudados os seguintes verificadores: régua de controle, esquadro de precisão, gabarito, escantilhão e fieiras. Réguas de controle são instrumentos para a verificação de superfícies planas, construídas de aço, ferro fundido ou de granito.
São instrumentos de medições e verificações de peças e suas planícies, com elas podemos obter conclusões exatas e em fim concluir por completo o desenvolvimento trabalhisco. Neste trabalho estamos apresentando o que são verificadores e calibradores, e seus modelos e suas formas de manusear este equipamento.
Escantilhões para roscas métrica e whithworth Servem para verificar e posicionar ferramentas para roscar em torno mecânico.
ROSCAS P = Passo da rosca é distância compreendida entre dois filetes consecutivos, medida no mesmo ponto; é sempre um filete e um vão. i = Número de filetes ou entradas que se desenvolvem lado a lado ao redor do cilindro. h = Deslocamento axial correspondente a uma volta completa do parafuso.
Estes calibradores são muito úteis para ferramenteiros, mecânicos, operadores de tornos automáticos, modeladores e outros, para traçar e verificar raios de ferramentas, matrizes, gabaritos etc.
O calibrador de rosca, também chamado de verificador de rosca, é um instrumento bastante utilizado em obras e construções de maquinários. Ele serve, de modo geral, para mensurar diversos parâmetros que uma rosca possui, garantindo melhor qualidade no momento de exercer certos serviços.
Temos os seguintes perfis das roscas: Triangular: Parafusos e porcas de fixação na união de peças. Ex.: Fixação da roda do carro. ... Quadrada: Parafusos que sofrem grandes esforços e choques.
Para usar o pente de rosca procure no pente qual mais se parece com o parafuso encaixe e veja contra a luz se não houver passagem de luz esta e a medida se passar luz pegue um maior ou menor ou com outro sistema de medida. Verificar qual das lâminas do pente da rosca se encaixa perfeitamente nos filetes da rosca.
Uma forma mais simples (mas não tão confiável) de identificar a rosca é utilizando uma escala (régua) com medidas métricas e polegadas. Se você acha que é métrica, meça cerca de 10 filetes e depois divida o resultado por 10 - assim você encontrará o passo de rosca.
Nos dois casos, a forma de medição é muito simples: Verifica-se a dimensão real e desconta-se 1/4” ou 2/8” da medida real. Exemplo1: Ao medir, constatou-se 3/8”. Descontando-se 2/8”(1/4”), a medida da rosca será 1/8”.
O passo é determinado dividindo-se uma polegada pelo número de filetes con- tidos em uma polegada. No sistema americano sistema americano sistema americano, as medidas são expressas em polegadas. O filete tem a forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.
A Rosca BSW é um padrão de rosca conhecido por aqueles que trabalham muito com parafusos. No Brasil ela é pouco utilizada, ficando disponível à algumas medidas. Criada em 1841 pelo britânico Joseph Whitworth, a British Standard Whitworth (BSW) foi o primeiro padrão nacional de rosca de parafusos.