Caroline explica que “um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada”.
No contexto de relacionamentos tóxicos, é comum que as emoções instantâneas e automáticas do Sistema 1 predominem. Por exemplo, seu parceiro faz uma crítica e, sem pensar, você reage defensivamente ou com raiva. Kahneman nos alerta sobre a necessidade de reconhecer essa resposta automática. Ao perceber a atuação do Sistema 1, é possível pausar antes de reagir impulsivamente, permitindo que o Sistema 2 entre em cena para uma análise mais cuidadosa.
A toxicidade pode aparecer quando as suas expectativas sobre o casamento não são atendidas. Essas expectativas podem ser baseadas em experiências passadas, na influência de outras pessoas ou em simples mal-entendidos. É importante que você comunique suas expectativas abertamente e busque um entendimento mútuo.
Os sinais de relações tóxicas podem ser bastante sutis. Isso é um dos impasses, pois a pessoa inserida no relacionamento pode acabar não conseguindo perceber o que é um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico.
Aqui, a perspectiva equilibrada de Kahneman entra em cena. Em vez de apenas focar no possível conflito, considere os ganhos potenciais de abrir essa conversa. Pode fortalecer a compreensão mútua e melhorar a comunicação no relacionamento.
Esse é clássico! Esse jogo é cruel, sempre que o outro está insatisfeito ameaça romper o relacionamento. Isso pode acontecer principalmente se ele/ela sabe que você vai implorar para que ele não vá embora. Pessoas assim se alimentam da carência e inconscientemente procuram parceiros(as) que possam controlar.
Atualmente, é muito comum ouvir falar sobre relacionamento tóxico, mas nem todas as pessoas sabem o que realmente é. Você acha que está passando por uma situação parecida? Entenda quais são os sinais e o que você pode fazer para se livrar dela.
De acordo com Ginnie Love Thompson, psicoterapeuta na Flórida, toda relação saudável tem um nível de toxicidade. No entanto, esse nível pode fugir de controle e, então, surgirem problemas diversos. Se alguém envolvido na relação começa a se sentir desconfortável, é um sinal de que é preciso parar e perguntar qual é a causa disso.
: O ponto vital é encontrar soluções que funcionem para ambos. Em vez de vencer ou perder, a ênfase está em um terreno comum onde ambas as partes se beneficiam, proporcionando uma saída construtiva dos conflitos constantes.
Se tem um sentimento que você não deve sentir pelo seu companheiro ou companheira é o medo. Um relacionamento saudável proporciona bons sentimentos e é justamente por isso que as duas pessoas decidem ficar juntas.
Kahneman nos lembra que, em alguns casos, cortar os laços é uma escolha saudável. Avaliando a situação objetivamente, o casal pode reconhecer que o medo de perder está causando mais dano do que benefício. É a hora de considerar não apenas o que será perdido, mas também o potencial para um ambiente mais saudável após a libertação.
A comunicação é a espinha dorsal de qualquer relacionamento saudável. Ao transformar desentendimentos em diálogo construtivo, os casais podem criar um ambiente onde a compreensão mútua e a resolução de conflitos se tornem a norma, promovendo um relacionamento mais forte e satisfatório.
Alguns exercícios que ajudam é desabafar escrevendo, ler livros de autoajuda, e o principal, procurar um psicólogo para ressignificar o que foi vivido e construir um futuro melhor para as próximas relações.
Por exemplo, suas expectativas podem ser baseadas em experiências passadas, tanto boas quanto ruins. Se você teve um relacionamento anterior difícil, pode ter expectativas irreais sobre o que é um casamento saudável.
Se você já conseguiu reconhecer que está em um relacionamento tóxico, o primeiro passo já foi dado com sucesso, agora é preciso ir para a parte considerada a mais difícil, mas também a mais importante: sair da relação.
Ao longo desta jornada, aprendemos que a colaboração eficaz, a avaliação consciente das expectativas, a consideração das emoções e a busca por soluções construtivas são pontos-chave para transformar relacionamentos tóxicos em experiências mais saudáveis. O reconhecimento da necessidade de planejamento a longo prazo e a coragem de repensar o futuro em face de ciclos destrutivos são elementos essenciais para a restauração da harmonia.
Você e seu parceiro estão discutindo sobre como dividir as tarefas domésticas. Seu parceiro faz uma observação sobre algo que não foi feito, e, imediatamente, você se sente atacado. O Sistema 1, seu pensamento rápido e intuitivo, entra em ação. Em um instante, você reage defensivamente, levando a uma troca de palavras acalorada.
A perspectiva realista, conforme enfatizada por Kahneman, envolveria uma avaliação equilibrada. Reconhecer os possíveis desafios do investimento, mas também identificar as oportunidades de crescimento financeiro. Essa abordagem equilibrada permite que o casal tome decisões informadas, lidando com os desafios sem ignorá-los e explorando as oportunidades de melhoria. Isso contribui para uma dinâmica saudável no relacionamento, onde as decisões são tomadas com uma visão realista e construtiva.
Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.
Para algumas pessoas o ciúme é sinal de proteção e amor. Mas existem outras formas mais saudáveis de cuidar, proteger e amar.
Saiba Reconhecer Pessoas Interesseiras
Se você convive com alguém que deixa de lado certos princípios éticos e morais para se beneficiar de algo, então, provavelmente, está lidando com um oportunista. Trata-se daquela pessoa que se aproveita das circunstâncias apenas para seu benefício próprio, ou seja, em outras palavras, é egoísta.
Homens parasitas – Como identificar um homem interesseiro
Ele não te assume, mas não te larga Se ele te vê feliz, com outra cara, aproveitando a vida, ele vai correr atrás. Porque ele gosta de ter você por perto, mas, acima de tudo, gosta de saber que você gosta dele.
Sinais de que um homem é inseguro Veja se ele compete com outras pessoas com que você se relaciona. Fique atenta se ele pede provas a todo instante de seu amor, telefona ou manda mensagens em excesso ou pressiona seus amigos para falar o que você acha dele ou o que tem feito quando ele não está por perto.
Outro motivo que leva seu marido ser grosseiro é o estresse seja pelo trabalho ou qualquer outro problema pessoal. O estresse faz com que a paciência dele seja curta,ou seja ele fica com raiva facilmente. ... Ter consciência que precisa controlar a raiva dessa forma criando uma barreira contra ele.