A alquimia é uma prática de caráter místico que floresceu durante a Idade Média reunindo ciência, arte e magia. Um de seus principais objetivos foi obter o elixir da vida, a fim de garantir a imortalidade e cura das doenças do corpo.
A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661).
Resposta. Bom, a alquimia surge da tentativa do homem de adquirir conhecimentos sobre a natureza. ... Na busca de aprimorar os experimentos, os alquimistas criaram métodos e equipamentos que foram fundamentais para o surgimento da Química moderna, como o almofariz, o pistilo e o balão de destilação.
Alquimia foi e é uma prática voltada às transformações da matéria que alia diferentes ciências, como a Química, Física, Astrologia, Filosofia, Arte, Metalurgia, Medicina, Misticismo e Religião. ... Trata-se da arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza.
Os alquimistas acreditavam que podiam transformar qualquer metal em ouro. Eles acreditavam que se achassem a pedra filosofal conseguiriam obter ouro usando metais inferiores. E que na obtenção do elixir da longa vida, atraves da pedra filosofal, conseguiriam curar todas as doenças do mundo e se tornarem imortais.
MERCÚRIO significa o princípio vital, o prana da tradição indiana (anônimo e não consciente); ... ENXOFRE significa a alma e a consciência, o atma da tradição indiana; SAL significa o corpo, o sólido, a matéria no sentido próprio.
Os antigos alquimistas buscavam a fórmula da vida eterna e a pedra filosofal (que transformava tudo oque elaa tocava em ouro). Eles não atingiram seus objetivos, infelizmente.
No processo alquímico percorremos uma jornada, desde o denso, até chegar ao sutil, ao ouro. ... Assim é na nossa vida. Assim também acontece nas sociedades, que deverão vivenciar uma transformação, encontrar sua pedra, seu tesouro.