O remédio para clamidiose em calopsitas varia de acordo com o quadro. No geral, o profissional prescreve um antibiótico e suporte vitamínico. Além disso, a ave deve ser isolada das demais, para evitar que os outros sejam acometidos pela doença.
Na Aspergilose Broncopulmonar Alérgica (ABPA) , o indivíduo afetado também deve manter-se afastado dos locais contaminados pelo fungo e fazer uso de antifúngico para reduzir a dose total de corticóide. Como se previne? Normalmente, nada pode ser feito para prevenir esta doença.
No período reprodutivo é indicado o uso de suplemento a base de Vitamina E, Selênio e Zinco, como Labcon Club Reprodução, pois eles auxiliam na performance reprodutiva. Os minerais citados potencializam a ação da Vitamina E que, por sua vez, melhora o metabolismo das aves e os resultados reprodutivos.
“Quando são tiradas de sua ninhada, buscam um bando. Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes.
Reunimos aqui as melhores dicas para você amansar sua calopsita.
Cada sessão de adestramento dura em torno de 10 a 15 minutos, pois este é o tempo máximo de concentração de um pássaro; 5. Para treinar a calopsita, use luvas de couro; 6.
Por via oral diluído em água. Pássaros pequenos - 4 a 5 gotas de produto, em bebedouro de 50 ml. Pássaros maiores - 10 gotas de produto, em bebedouros de 100 ml. Durante três dias consecutivos, durante o tratamento, oferecer aos pássaros somente a água medicada.
O uso do zinco orgânico é uma estratégia que pode beneficiar o desempenho das aves (matrizes, poedeiras e frangos de corte) na medida em que participa da estrutura de cerca de 160 enzimas (metaloenzimas) em diferentes espécies animais, maximizando as respostas aos desafios encontrados a campo.
São recomendados espinafre, brócolis, couve, couve-flor, chicória e acelga. Da mesma forma que os vegetais, as frutas devem ser frescas e preferencialmente orgânicas, mas nem todas podem ser fornecidas às aves, como o abacate. Se houver dúvidas em relação ao tipo de fruta permitido, consulte um especialista.
Aves maiores: 20 gotas para cada bebedouro de 100 ml ou 100 g de alimento (ração, semente ou farinhada). Para tratamentos coletivos: Diluir 10 ml (colher das de sobremesa) de Avitrin Muda em 1 litro de agua ou 1 Kg de alimento (ração, semente ou farinhada), distribuir de forma uniforme.
Sua utilização deve ser feita durante o choco, acasalamento, crescimento e principalmente durante o período de muda, permitindo a formação de plumagem perfeita. Composição: Fórmula para 100 ml: Palmitato de retinol (vitamina A) --------------120.
Modo de usar: Via oral, deve ser diluído na água ou no leite.
Para Aves e Roedores: 1mL, ou 15 gotas, diluído em 100mL de água de bebida (10mL por litro de água de bebida), ou ainda 3 a 4 gotas, uma vez ao dia, diretamente na boca.