Estrutura secundária Os tipos mais comuns de estruturas secundárias são a α-hélice e a folha-β pregueada. As formas de ambas as estruturas são mantidas por ligações de hidrogênio, que se formam entre o O da carbonila de um aminoácido e o H do grupo amino de outro.
Elas são constituídas pela ligação de vários aminoácidos. Sendo assim, a alternativa correta é a letra B. Essas ligações entre aminoácidos para a formação de proteínas são chamadas de ligações peptídicas. As proteínas são formadas por moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio.
Proteínas são cadeias de aminoácidos, que tem variadas funções no organismo, como: fazer parte da constituição das células, restauração de fibras musculares, catalisar (acelerar/facilitar) reações químicas (as proteínas que fazem isso são enzimas), replicar material genético, entre outras funções.
Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos. A ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores, como a temperatura elevada.