As glândulas serosas são aquelas que secretam um fluído aquoso. As células serosas possuem um formato poliédrico ou piramidal, tem núcleos centrais arredondados e polaridade bem definida. As células acinosas do pâncreas e das glândulas salivares parótidas são exemplos de células serosas.
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares, quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares, quando são formadas por mais de uma célula.
As glândulas sublinguais são glândulas salivares que têm forma de uma pequena amêndoa, situada no o assoalho da boca. É uma glândula de secreção puramente mucosa e morfologicamente é uma glândula mista.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. ... As glândulas mistas produzem substâncias que são liberadas em órgãos ocos e também produzem hormônios que são liberados diretamente no sangue. Exemplos de glândulas anfícrinas são: -O pâncreas.
Tipos de glândulas Glândulas podem ser classificadas de acordo com o tipo de substâncias que produzem: Endócrinas:quando a secreção é lançada a corrente sanguínea. Exócrina: quando as secreções são lançadas para fora do corpo ou para o tubo digestório. Mistas : quando exerce a função de endócrina e exócrina.
As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
As glândulas pluricelulares são as encontradas em maior quantidade no organismo e são formadas a partir de epitélios que proliferam e adentram o tecido conjuntivo. De acordo com a forma como a liberação da secreção acontece, as glândulas são classificadas em endócrinas e exócrinas.
Glândula exócrina é aquela que secreta por dutos ou em uma cavidada. Por exemplo, a glândula sebácea e a sudorípara. Glândula endócrina é aquela que secreta diretamente no sangue (seu produto são os hormônios). Por exemplo, a tireóide (hormônios triiodotironina e tiroxina) e a hipófise.
Pâncreas exócrino Na porção exócrina as células são distribuídas em ácinos, que são aglomerados de células que armazenam secretores de zimógenos, substâncias precursoras das enzimas. Esses ácidos estão ligados aos dutos pancreáticos que terminam no duodeno.
Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com critérios essencialmente morfológicos, baseando-se em dois aspectos: o número de camadas que possuem e a forma das células da camada mais superficial. ... Existem ainda outros tipos, o epitélio de transição, e o epitélio pseudo-estratificado.