O projeto deve ser de pesquisa. Em outras palavras, tem que ter relevância científica bem explicitada. Deve conter uma pergunta ou questão a ser investigada. Na falta deste procedimento, não há como justificar a relevância científica.
Os resultados esperados são a forma concreta em que se espera alcançar os objetivos específicos.
Os resultados esperados, ao contrário do que alguns pensam, não se sobrepõe à justificativa. Essas duas seções não devem ser repetições uma da outra. Na justificativa, diga por que vale a pena desenvolver o projeto e por que a sua abordagem ao problema faz sentido.
Na seção de resultados esperados, o pesquisador precisa explicar o que ele espera em relação à confirmação das hipóteses levantadas. Ele precisa analisar com cuidado o seu projeto e identificar se o estudo vai contribuir com o aprimoramento do conhecimento científico sobre o assunto pesquisado.
Como já comentei em outros posts, espera-se de um cientista de qualquer nível, do aspira ao profissional, que, antes de começar um novo projeto, ele saiba exatamente aonde quer chegar e qual é a relevância do conhecimento buscado. ... Ou seja, todo projeto deve almejar a originalidade.
Enquanto o profissional, o arquiteto deve sempre buscar fazer o melhor trabalho, dentro de prazos e orçamentos realistas e coerentes com o tipo de obra. Pois não adianta prometer um projeto barato e rápido para agradar o cliente, se não será possível cumpri-lo.
3.