As fontanelas fazem com que os ossos do crânio possam se movimentar, permitindo assim que a cabeça do bebê passe de maneira mais fácil pelo canal do parto, fenômeno denominado de cavalgadura.
Quando a moleira do bebê fecha? A região da moleira localizada na frente da cabecinha do bebê, por ser a maior, demora mais tempo para se solidificar, o que pode levar de 12 a 18 meses. Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar.
Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.
O afundamento da região da testa (osso frontal) geralmente é ocasionado devido a algum trauma direto na região ou por má formações congênitas. O ideal seria realizar uma tomografia para ver se há alteração na região óssea do osso frontal ou se é apenas alguma alteração de tecido mole.
No caso de quem tem a testa grande, a melhor maneira de fazê-la parecer menor é adotando uma franja de comprimento médio. A franja é sempre uma boa pedida para esse tipo de rosto porque não deixa a linha do couro cabeludo visível, então cria a ilusão de que a testa pode ser mais curta do que realmente é.
Penteados e cortes para quem têm testa grande Você pode tentar primeiro – enquanto mantém seu corte usual – não cortar uma franja, mas dividir o cabelo na lateral. Para isso, nada poderia ser mais simples: comece desembaraçando bem os cabelos antes de desenhar a nova mecha com um pente fino.
A cirurgia de redução de testa é relativamente nova no país e tem o nome de frontoplastia. A operação consiste em fazer um corte ao longo da área tem marcada testa e linha do cabelo e avançar o couro cabeludo para frente, adequando a proporcionalidade facial.