BANDEIRA LGBTQIAP+ RACIAL
Cada cor da bandeira tem um significado: vermelho (luz), laranja (cura), amarelo (sol), verde (calma), azul (arte) e lilás (espírito). A versão original do símbolo contava com oito cores (além das mencionadas ainda havia rosa e anil, representando, respectivamente, a sexualidade e a harmonia).
O uso generalizado da bandeira arco-íris pelo movimento LGBT começa nos anos 80, sendo hoje reconhecida mundialmente como um símbolo LGBT. A sua versão mais atual tem oito barras horizontais, cada uma com uma cor diferente, de cima para baixo, preto, marrom, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.
Por que bandeira do arco-íris se tornou símbolo do movimento LGBT? Flâmula multicolorida, usada no mundo inteiro em homenagens às vítimas de ataque a boate gay em Orlando, foi criada para 'Dia da Liberdade Gay' em San Francisco no final da década de 70.
O arco-íris aparece em sete cores porque as gotas de água dividem a luz branca nas sete cores do espectro (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho).
Observação Uma pessoa no solo consegue ver as sete cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) porque as luzes dispersas dentro de cada gotícula seguem em diferentes direções.
Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.
O Sol gira ao redor do próprio eixo uma vez a cada 24,5 dias terrestres e, ao se movimentar, a sua emissão em forma de barreira de partículas, inicialmente, gira junto. No momento em que o vento solar chega à Terra, seu percurso ocorre de forma radial, isto é, jorrando como água saindo de um aspersor de jardim.