Introdução. Uma droga é uma substância que modifica o funcionamento do corpo de uma pessoa. As drogas medicinais, que conhecemos como remédios ou medicamentos, podem aliviar os sintomas de enfermidades e combater doenças. Algumas pessoas também usam certos tipos de drogas para finalidades que não são medicinais.
Origem do Fármaco A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.
O medicamento similar é identificado pela marca ou nome comercial e possui o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência....A diferença entre eles está relacionada a alguns aspectos, como:
– Genérico: o nome do produto sempre será o princípio ativo. A sigla que caracteriza a embalagem é a letra “G” em amarelo. – Similar: tem um nome comercial, normalmente parecido com o do medicamento de marca.
Ao contrário dos genéricos, os medicamentos similares são identificados pela marca ou nome comercial. Possuem o mesmo princípio ativo, na mesma forma farmacêutica e via de administração dos medicamentos de referência e também são aprovados nos testes de qualidade da Anvisa.
Princípio Ativo: ivermectina
PMC
Cloroquina
A Anvisa aprovou mais um genérico inédito, o Sulfato de hidroxicloroquina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro a mais um genérico inédito no país. O medicamento é o Sulfato de hidroxicloroquina, indicado para o tratamento de reumatismo e doenças de pele.
Princípio Ativo: sulfato de hidroxicloroquina
“São medicamentos que são extensamente utilizados para a prevenção e o tratamento da malária. E, da mesma forma, sã medicamentos usados em doenças autoimunes com artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, etc.
Esse medicamento começa a agir de fato na condição clínica entre 4 e 12 semanas após o início do tratamento, dependendo da doença em questão e do indivíduo.
A azitromicina atua no organismo inibindo a produção de proteínas por essas bactérias, impedindo que cresçam e se reproduzam, resultando na sua eliminação.