A foliculite furunculose é uma piodermite profunda acometida comumente por Staphylococcus pseudointermedius. É uma doença caracterizada em raças puras de Pastores e em cães mestiços e de outras raças de pastoreio, como Dálmatas e Bull Terrier.
Como evitar foliculite na virilha
7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita
Depois de depilar, evite o uso de cremes, óleos e hidratantes, pois os poros ficam abertos após a depilação e esses produtos podem obstruí-los, o que facilita o surgimento de pelos encravados e também pode provocar irritação. O único creme permitido neste momento é o pós-depilatório, específico para esta situação.
#3 Use cremes depilatórios para evitar a irritação na pele após depilação. Esse atrito, especialmente em peles sensíveis, se torna cada dia mais incômodo para a camada mais superficial da pele e a consequência inevitável é a reação alérgica. Cremes específicos para depilação com lâmina ajudam a amenizar esse atrito.
Não é indicado o uso de cremes, óleos e hidrantes muito potentes logo após o procedimento de depilação com cera. Isso porque esses produtos podem causar a obstrução dos poros e facilitar o surgimento de pelos encravados.
Um dos grandes motivos que causam a coceira na virilha é a realização de uma raspagem inadequada, feita com lâminas velhas de um barbeador, raspando os pelos no sentido contrário ao crescimento deles e/ou a ausência de uso de um creme ou gel de barbear durante o processo.
Isso porque o canal folicular (aquele que leva o pelo do folículo, seu ponto de origem, para fora da pele) fica obstruído com gordura ou queratina (proteína) depois que o pelo é arrancado próximo à raiz. E o fio fica todo enrolado lá dentro, pressionando a pele para fora, gerando inflamação e dor.
É importante sempre hidratar depois da depilação. Aplique um produto sem perfume, sem álcool, em ambos os lados da virilha para bloquear a umidade e evitar excesso de secagem, o que leva a mais irritação. Use produtos que contenham aloe vera, bem como óleo de jojoba e vitamina E para hidratação.
Como raspar a virilha e evitar coceira e irritação
Existem diferentes tipos de métodos que podem ser utilizados para eliminar esses pelos, e vou explicar cada um deles de forma simplificada:
São três os principais métodos que oferecem uma depilação definitiva:
A melhor forma de usar o bicarbonato para tirar manchas é misturar com água de forma homogênea e fazer uma esfoliação leve, com movimentos suaves e circulares na região da virilha, uma vez por semana. "Ele atua na remoção das células mortas, o que, aparentemente, deixa a região tratada mais clara", afirma.