Eritrócito de paredes muito delgadas e cuja hemoglobina se dispõe no centro e na periferia, o que lhe dá um aspeto particular. Encontra-se na talassémia, em anemias hipocrómicas, em hepatopatias e em esplenectomizados.
Equinócitos. São hemácias com a membrana irregular, apresentando espículas regularmente distribuídas. In vitro pode ser artefato. In vivo decorre de hiperuremia, tratamento com heparina IV, hipotireoidismo e após transfusões sanguíneas.
É a destruição prematura das hemácias (glóbulos vermelhos) por rompimento da membrana plasmática, que resulta na liberação de diversos componentes intracelulares como a hemoglobina.
Estomatócitos. Os estomatócitos são células que apresentam uma fenda semelhante a uma boca na região central da célula. Podem ocorrer de forma esporádica em indivíduos normais, e em numerosas situações clínicas, sendo as mais comuns o abuso de álcool e a hepatopatia alcoólica.
Esquizócitos foram definidos como eritrócitos fragmentados, com morfologia irregular ou nas formas de capacete, de mordida ou de triângulo (Figura 1). Foram considerados aumentados quando presentes em número >0,2% dos eritrócitos analisados14,19.
Célula nucleada da medula óssea, precursora da séries eritrocítica sanguínea. Consoante a basofilia citoplásmica, os eritroblastos podem ser basófilos, policromatófilos e acidófilos ou ortocromáticos, constituindo etapas da transformação da célula primitiva da medula óssea em eritrócito do sangue.
A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente e falta de oxigênio em todos os órgãos. Hematócrito: É a porcentagem da massa de hemácia em relação ao volume sanguíneo. Valores baixos podem indicar anemia, e valores altos podem indicar um caso de policitemia.