No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que: as “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo: amarelo, laranja e vermelho; as “cores frias” estão associadas à água e ao frio: azul, verde e violeta.
As cores frias compreendem: o azul, o verde e o violeta. Segundo a temperatura das cores, essas matizes estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. Na psicologia, alguns estudos afirmam que as cores são capazes de causar efeitos sobre as pessoas.
azul + rosa = azul ultramar Assim sendo, pela mistura de cores primárias pode - se obter outras cores que servem para dar novas tonalidades as obras dos artistas.
Esprema uma pequena quantidade de tinta preta ao lado da tinta azul na paleta. Coloque-a ao lado da azul (e não em cima) para misturar aos poucos o preto e ter mais controle sobre a nova matiz. Usando um pincel, puxe uma pequena quantidade da tinta preta na azul.
Crie tonalidades pálidas de turquesa agregando pequenas quantidades de azul e verde sobre a tinta branca. Você pode ainda obter a cor turquesa dando um leve toque de amarelo sobre a tinta azul. A proporção de 1:6 ou 1:5 pode dar bons resultados. A turquesa é considerada por muitos como uma cor calmante.
Depois coloque o corante azul marinho e misture, até ficar azul escuro, lembrando que depois de descansar um pouco ele dá uma escurecida, pode ser que use bastante, dependendo da quantidade de chantilly. Se achar necessário acender mais a cor adicione o corante violeta, se já estiver na cor desejada não precisa.
Já os corantes hidrossolúveis funcionam melhor em composições com mais água, como chantilly, glacê, gelatinas, geleias de brilho, macarons e pasta americana. Além disso, os corantes para doces podem ser encontrados também em gel, pó, líquido e até mesmo em spray.
Corante azul Tudo que você vai precisar é do corante roxo feito a partir do repolho e 1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio. Misture os dois e você consegue o corante azul!
Adicione o leite condensado, deixe bater até ficar estruturado e tinja na cor desejada, com corante em gel ou pó.
O vermelho é uma cor primária e, como tal, não é possível fazer uma combinação com outras cores que resultem em vermelho. As cores primárias são cores puras e que, assim como o vermelho, não são obtidas por meio de misturas. As cores primárias são três: azul, vermelho e amarelo.
Misture o vermelho com o laranja e com o roxo. Acrescente laranja a um deles e roxo ao outro. Você precisa ser capaz de misturar as duas cores em partes iguais e ainda assim fazer um tom de vermelho; o elemento vermelho ficará mais forte se você usar um pouco menos da cor secundária.
Depois de bem gelado, bata manualmente ou em uma batedeira, observando as instruções da embalagem. Assim, você não errará para atingir o ponto do chantilly. Depois de pronto, você poderá usar em coberturas, bolos, merengues e doces ou armazenar em um recipiente fechado com um plástico na geladeira por até 4 dias.
Para fazer Chantilly de caixinha, basta você usar 500g de chantilly de caixinha e colocar na batedeira com 50g de leite em pó e bater até ficar firme, depois acrescente leite condensado para hidratar o chantilly até o ponto desejado.
Se liga nas dicas! Procure adicionar o chantili com o bolo já frio. Isso vai evitar que ele derreta com mais facilidade. Esse chantili pode durar mais tempo intacto, porém, procure deixá-lo na geladeira até o momento em que for levá-lo para a mesa de um aniversário, por exemplo.
Coloque o creme de leite gelado na batedeira na velocidade baixa, até começar a encorpar, ou seja, quando linhas mais grossas aparecerem no rastro do batedor. Bata até engrossar um pouco mais e ponha o açúcar e a baunilha. Desligue a batedeira e com a pá mexa até ficar um creme uniforme.