ª pessoa do singular do verbo dar-se, que significa «sentir-se; estar de acordo; realizar-se; acontecer; ocorrer; render-se; entregar-se; dedicar-se; procurar passar por; prestar-se», in Dicionário Aurélio – Século XXI.
Essas formas verbais em início de frase devem ser transformadas em mesóclise: dar-se-ão, levar-te-ei, far-se-á, dir-se-ia, contar-nos-iam, mandar-lhe-ia. No entanto, a mesóclise não é sempre obrigatória. Pode-se também usar a próclise com o futuro, ou seja, o pronome antes do verbo.
Sinônimo de dar
3 por causa de, por motivo de, devido a, graças a, em razão de, à conta de, em virtude de, em consequência de, em função de, por obra de, por ação de, por efeito de, à custa de, a pretexto de, por mérito de. Exemplo: Houve alterações na circulação automóvel devida a obras de saneamento básico.
Significado de Devida Que consiste na dívida; diz-se da obrigação ou dívida que é objeto de débito: pediu para pagar aquilo que lhe é devido; devida consideração. Aquilo que é merecido; justo. Aquilo que se deve; o que é alvo de dívida: o devido foi pago.
Devido a. Por causa de; a razão de alguma coisa: o comercio foi fechado devido à chuva. Etimologia (origem da palavra devido). Part. de dever.
A forma devido, que significa «ter como causa», corresponde ao particípio passado do verbo dever-se, pelo que deve concordar em género e número com a expressão nominal que modifica: a) «A morte do prisioneiro foi devida a um ataque cardíaco.» b) «No registo de óbito, podia ler-se “morte devida a um ataque cardíaco”.»
A expressão por causa de indica a razão de algo ter acontecido, sendo sinônima de: devido a, por motivo de, em razão de, em virtude de, graças a e por obra de, entre outros. Exemplos: Haverá alterações na circulação automóvel por causa de obras rodoviárias.
advérbio De modo conveniente, apropriado; de acordo com as conveniências: vestiu-se convenientemente para a ocasião.