O descarte consciente de resíduos da Ecoassist, conta com prestadores de serviço em todo o Brasil para coleta e destinação de móveis velhos, incluindo BH ou cidades vizinhas, como Contagem-MG por exemplo.
Você pode levar o material em desuso a um dos ecopontos espalhados pela cidade. Neles você pode entregar voluntariamente pequenos volumes de entulho (até 1m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc) e resíduos recicláveis.
Caso você não tenha condições de levar este móvel até um local correto de descarte, entre em contato com a organização para saber se eles podem fazer a retirada dos itens na sua casa. Essa segunda opção, normalmente tem custo e costuma ser mais viável solicitar diretamente a sua empresa de mudança.
Por isso vale à pena verificar com a empresa que realizará a sua mudança se ela dispõe do serviço de descarte. Como algumas delas já possuem o contato e o acesso a locais autorizados pela prefeitura, você terá a certeza de que sua mobília terá um descarte consciente sem precisar se preocupar com essa questão.
Você sabia que recentemente uma família jogou R$8000 no lixo por engano? Imagina a tristeza depois procurando este dinheiro. Evite passar por situações parecidas.
Embora não ganhe a devida atenção, essa é uma questão muito importante para quem vai trocar de casa e precisa se desfazer de itens velhos, que não combinam com o novo imóvel ou, simplesmente, que não terão mais utilidade.
Se os móveis a serem descartados forem pequenos e couberem no seu carro particular, então é possível levá-los até o local. Lembrando que a maioria desses locais, não aceitam carros que possuem adesivação de empresas. Já que para realizar o serviço de descarte é necessária uma autorização e mesmo que seu carro tenha a marca de uma empresa que não trabalha com isso, pode ser que o local não autorize.
Além disso, proteja também os assentos, os vidros e as portas do seu veículo. Essa é uma forma de evitar que eles se arranhem, rasguem ou danifiquem durante o transporte.
Essa atitude é fundamental, uma vez que cada item pode ter um destino diferente. E, ainda que não o tenham, essa ação facilitará enormemente o processo de reciclagem pelos recicladores. Pense nisso!
Por isso, se você for transportar o item por conta própria, utilize luvas de proteção, principalmente quando a mobília for de madeira, já que essas podem soltar ferpas. Quanto aos itens de vidros, proteja-os com jornal e papelão. Dessa forma, caso você vá doar ou vender este item, recomendamos utilizar plástico bolha. Confira aqui os materiais de embalagem para mudança disponível na nossa loja.
Como descartar móveis velhos? A coleta seletiva promovida gratuitamente pela prefeitura das cidades, muitas vezes não inclui a retirada de móveis grandes, como sofás, mesas, cadeiras ou colchões usados, por exemplo.
Não sabe o que fazer com os entulhos parados na sua casa? A Prefeitura de Belo Horizonte está recolhendo, gratuitamente, entulhos e outros tipos de resíduos. De segunda a sábado, 33 pontos de coletas espalhados pela capital vão receber o material com o intuito de deixar a cidade mais limpa.
Em Curitiba, as doações e retirada dos móveis velhos podem ser agendadas pela Central de Atendimento 156. Também é 156 o número de telefone para informações sobre o serviço de recolhimento em Belo Horizonte. Mas, se este trabalho não for realizado pelo seu município, ainda há alternativas.
Com certeza você já se deparou com sofás velhos ou outros objetos abandonados em vias públicas, responsáveis por danos à saúde e meio ambiente. O descarte de móveis usados em locais irregulares é considerado crime ambiental, sujeito a multa com valores variáveis de acordo com o município do delito.
Entulho são os resíduos provenientes da construção civil ou de demolições. São formados por um conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira e etc..
Reciclagem ou reutilização Os resíduos da construção civil devem ser reciclados ou reutilizados, como é o caso de blocos, telhas, azulejos, madeiras, papelão etc. A reutilização e reciclagem de entulho está consolidando-se como uma prática importante para a sustentabilidade das empresas de construção civil.
Os resíduos sólidos da construção civil que são destinados para o reaproveitamento passam por um processo de trituração. Antes da trituração, as frações se encontram misturadas e os resíduos têm pouco valor agregado. Somente após a separação é que se pode dar uma destinação adequada aos novos “materiais”.
O setor de reciclagem de resíduos de construção civil de demolição apresenta como um potencial mercado, gerando lucros para as empresas. O modelo de negócio mais simples é o processamento dos resíduos para a produção de produtos como areia, brita, pedrisco, rachão ou bica corrida.
A finalidade do reaproveitamento dos resíduos sólidos é a de prolongar a sua vida útil. Para isso esses produtos devem possuir uma indicação de quantos ciclos de produção podem passar sem afetar suas características principais.