Cálcio (Ca++) A maior parte do cálcio encontrado no organismo está sob a forma insolúvel (sais de cálcio) como componente do esqueleto. Está presente sob a forma iônica nos músculos, participando da contração muscular, nos líquidos intercelulares, linfa e no plasma sanguíneo, em que auxilia no processo de coagulação.
Como usar o Cálcio + Vitamina D? Ingerir, por via oral 1 a 2 comprimidos revestidos por dia, preferencialmente durante as refeições. Não ultrapassar a dose máxima de 2 comprimidos ao dia. Doses maiores devem ser ingeridas de acordo com a prescrição do seu médico.
O Cálcio é um eletrólito essencial cuja ingestão diária recomendada é de 1000-1300mg/dia em adultos (equivalente a 2-3 porções de derivados de leite). Em caso de indicação de suplementação oral, não existe necessidade de pausa ou descanso.
Excesso pode provocar problemas como pedra nos rins. Um dos problemas para quem vive mais é o enfraquecimento dos ossos. E para combater a osteoporose, o mais importante é comer alimentos ricos em cálcio. Agora uma pesquisa alerta que exagerar nos complementos não adianta e ainda pode ser perigoso.
O uso prolongado de cálcio, principalmente em idosos, pode provocar constipação intestinal (prisão de ventre). A ingestão excessiva de vitamina D3 causa o desenvolvimento de hipercalcemia e seus efeitos associados incluindo hipercalciúria, calcificação ectópica e dano cardiovascular e renal.