Significado de Sufixação substantivo feminino Processo de formação de palavras pelo acréscimo de sufixos.
Dica: para estabelecer a diferença entre derivação prefixal e sufixal e parassintética, basta retirar o prefixo ou sufixo da palavra na qual se tem dúvida. Feito isso, observe se a palavra que sobrou existe; caso isso aconteça, será derivação prefixal e sufixal. Caso contrário, será derivação parassintética.
Na derivação sufixal ocorre a junção de um sufixo a um radical ou palavra simples já existente, que atua como palavra primitiva. O sufixo é colocado depois da palavra primitiva, alterando o seu sentido e formando uma palavra derivada, com um significado próprio.
Enlouquecer deriva simultaneamente por prefixação e sufixação de louco, ou seja, é um verbo derivado por parassíntese.
Derivação Parassintética (Parassíntese): inclusão de um prefixo e sufixo à palavra primitiva, de forma simultânea, por exemplo: entardecer, emagrecer, engaiolar, etc.
Derivação. ... c) Derivação prefixal e sufixal: há o emprego de prefixo e sufixo, embora não simultaneamente, pois existe a palavra derivada apenas com o prefixo ou apenas com o sufixo: infelizmente, deslealdade, desordenadamente.
Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética? Ora, vá plantar batatas! Começou o ataque. Lá vem ele, vitorioso do combate.
Assinale a alternativa em que a palavra destacada não resulta de derivação imprópria, A palavra destacada está entre parênteses. А