As reações de fotoconversão são as mudanças que ocorrem quando uma molécula de FV absorve um fóton de luz de 660 nm e é convertida a FVE e quando uma molécula de FVE absorve um fóton de luz de 730 nm e é convertida a FV.
Toda essa diversidade de colorações é resultado da presença de um grupo de moléculas chamadas pigmentos, que podem ser encontrados dentro das células vegetais (ou seja, nas plantas!), em organelas denominadas vacúolos e plastos (é como se fossem órgãos!). ...
O cloroplasto é rico em clorofila, um pigmento verde que atua no processo de fotossíntese e é responsável por garantir a cor verde das plantas e algas verdes.
A clorofila
Quando pensamos em algumas plantas ou partes destas podemos saber quais pigmentos estão presentes: cenoura, por exemplo, é rica em carotenóides, o repolho roxo é rico em antocianina, assim como a berinjela e a beterraba; já todas as folhas verdes – alface, couve – são ricas em clorofila.
Para separar os pigmentos que dão cor aos vegetais, vamos usar uma das técnicas de cromatografia em papel. As diferentes cores observadas na tira de papel, após o experimento, indicam a presença de pigmentos variados tanto na flor como nas folhas. Os pigmentos deslocam-se para a outra borda do papel por capilaridade.
A natureza oferece matéria prima abundante para colorir nossa vida, sem danifica-la. Esta matéria prima, são os pigmentos naturais, que ao invés de serem feitos de produtos químicos, são extraídos de elementos da natureza.
Pigmento Natural: é obtido diretamente da natureza, sujeito apenas a processos de purificação de natureza física que permitem separar o material de que se aproveita a cor, dos outros materiais a que esteja associado. Atendendo à composição inorgânica dos pigmentos, é um material com origem mineral.
Os pigmentos são substâncias químicas liberadas por determinadas plantas, quando estas passam por um processo de fervura em água e formam uma tinta. O dióxido de titânio é um pigmento artificial de coloração branca, usado para dar cor a tintas, pastas de recobrimento, plásticos, etc.
Melanina