Significado de Transcultural adjetivo masculino e feminino Refere-se às ações que estão ligadas ao processo de transculturação. Relacionado as transformações ocorridas na junção de duas culturas distintas, intercultural. Que constitui ou se forma entre culturas distintas.
adjetivo Capaz de envolver duas ou mais culturas; que se efetiva ou se estabelece entre culturas diferentes. ... A palavra intercultural deriva da junção de inter-, prefixo do latim "inter", com o sentido de entre, e da palavra cultural.
A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interacção de uma forma horizontal e sinérgica. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas.
enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...
A ideia de interculturalidade é comumente associada a outros conceitos, como diversidade cultural e, principalmente, multiculturalismo. ... Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.
A interculturalidade pressupõe a educação democrática, a transnacionalidade da mesma e a superação dos hermetismos sociais do Estado-Nação, bem como a oposição à supremacia de culturas sobre outras.
Alsina sustenta que uma comunicação só se torna eficaz quando se chega a um grau de compreensão 'aceitável' para os interlocutores, isto é, a interculturalidade só ocorre quando um grupo começa a entender e assumir o sentido que as coisas e objetos têm para os 'outros'.
A interculturalidade crítica nasce da atuação dos seres humanos em comunhão, com vistas ao crescimento de todos e da comunidade da vida, tendo como horizonte a busca da igualdade de todos, em meio ao respeito à diversidade cultural.
Resposta. Resposta: Ter uma relação com outras culturas.
substantivo feminino Característica, propriedade ou condição de coexistente; que existe de maneira simultânea. Que convive harmoniosamente ou de maneira pacifica. Etimologia (origem da palavra coexistência). Co + existência.
Resposta: Mais do que tolerar ou respeitar a diversidade, coexistir na diferença é essencial para a construção de sociedades democráticas.
A coexistência humana é o fato de que o ser humano coexiste com outras formas de vida no planeta, ou seja, que existem outros seres além dos humanos e que todos vivem no mesmo ambiente, a natureza.
Resposta: Com a ajuda do texto e de acordo com a minha opinião, os principais problemas que dificultam a convivência e a coexistência entre as pessoas são as diferenças sociais e econômicas, as diferentes culturas entre os povos e as diferentes religiões, ou seja, o que mais impossibilita a convivência e a coexistência ...
Resumo: O diálogo intercultural é a designação utilizada para nomear propostas teóricas normativas de direitos humanos que na década de 1990 buscavam fundamentar uma nova universalidade para estes. Para esta abordagem teórica o embate entre universalismo e relativismo cultural deve ser superado.
Aprender a suspender o julgamento de valor temporariamente e verificar as percepções antes de fazer uma avaliação ou ação final; Navegar em situações em que eles encontram algo ou alguém diferente na vida cotidiana para ter interações mais eficazes, apropriadas e significativas com os outros.
A escola tem a função relevante de (re)conhecer, dar valor e poder a todos os sujeitos socioculturais, no sentido de reconhecer a diferença cultural como expressão positiva.
Além disso, permite e propicia o diálogo com outras formas de produção do conhecimento. ... Tendo em vista esta problemática, entendemos que a interculturalidade, como perspectiva para a escola e para a educação, possibilita o repensar do próprio modelo de conhecimento que a embasa e é veiculado por ela.
O educador multicultural considera a diversidade cultural como um fato e adaptar a proposta educativa, enquanto que o educador intercultural constrói um projeto educativo intencional para promover a relação entre pessoas de culturas diferentes.
A cultura é aquilo que tem situação diferente levando em consideração as diferenças culturais de valor na sociedade etnocentrismo é o sentido do que vem a ser necessário do papel antropologia em meio a essa inter-relação.