"O cálculo da quantidade mínima diária é o seguinte: 30 mililitros de água por quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa que pesa 100 quilos deve ingerir 3 litros de água por dia." Portanto, a orientação universal de 2 litros diários é válida para quem pesa 65 quilos.
Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal.
Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.
A sede excessiva, cientificamente chamada de polidipsia, é um sintoma que pode surgir por motivos simples, como após uma refeição em que foi ingerido muito sal ou após períodos de exercício intenso.
Confira se beber água em excesso pode trazer malefícios! Água nunca é demais. Caso você acredite que o consumo em excesso do líquido não é prejudicial à saúde, cuidado. Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio.
Eis dez benefícios de beber água em jejum:
Neste período, a regra de consumir — ao menos — dois litros de água por dia deve ser seguida à risca para evitar a desidratação e a consequente dificuldade do organismo realizar funções vitais que vão da boa digestão dos alimentos e o transporte de nutrientes até funcionamento dos rins.