A Psicanálise Winnicottiana afirma que a mãe assume uma postura de acordo com as necessidades do bebê. Isso porque a mesma costuma alimentar suas ilusões, correspondendo ao que este quer. Todavia, também faz o papel inverso, o desiludindo sempre que necessário. Tudo é parte da construção do menor enquanto este cresce.
Segundo Freud, no seu estudo sobre histeria, a psicanálise ajuda a liberar as amarras que prendem as pessoas e as impedem de alcançar suas metas. Extrai delas o seu conhecimento sobre seus sintomas , encontrando as melhores maneiras de lidar com eles.
É ele quem faz o diagnóstico do paciente e prescreve a medicação se necessário. Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente. Psicanalista é o terapeuta que fez curso de psicanálise.
O psiquiatra é um médico e costuma ter o foco no tratamento medicamentoso. O Psicoterapeuta é o profissional que aplica técnicas de tratamento que envolvem as questões emocionais e/ou comportamentais. O psicanalista, ou psicanálise também atua em psicoterapia.
Já o psicólogo é o profissional com bacharel em Psicologia. Todavia, quando atua na área clínica, ou seja, trabalha diretamente com a psicoterapia, ele também é chamado de terapeuta. Este termo é a abreviação da palavra “psicoterapeuta”, muito usado na linguagem coloquial.
No cargo de Terapeuta se inicia ganhando R$ 1.
Portanto podemos considerar terapeuta o profissional que se utiliza de terapias. Dentro da psicologia muitas vezes usamos o termo terapeuta como uma forma abreviada de psicoterapeuta. Em outras áreas da saúde o termo terapeuta pode surgir como por exemplo o fisioterapeuta, etc.