9. Por quanto tempo deve-se amamentar a criança? A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva por seis meses. O pediatra Luciano Borges ressalta que mesmo as mães que voltam ao trabalho antes desse tempo podem continuar alimentando o bebê só com o leite do peito.
Benefícios da amamentação continuada para a criança
Segundo uma pesquisa da OMS, 500 ml de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína de alto valor biológico (com anticorpos) e 31% do total de energia (ou calorias) de que uma criança precisa diariamente.
Passo-a-passo para interromper a amamentação
Embora nem sempre seja fácil parar de amamentar para a mãe ou para o bebê, existem algumas técnicas que facilitam o desmame, como:
Isso deve ser feito durante cerca de 7 a 10 dias, ou por menos tempo, caso o leite seque antes.
Logo que se decide parar de amamentar, ou mesmo secar o leite, a primeira providência é parar de estimular o leite. Isto é: Não amamentar: A sucção feita pelo bebê ou criança, vai estimular a produção do leite, com isso, o leite não irá secar.
Se seu bebê apresentar urina escura, boca seca ou icterícia (pele ou olhos amarelados), ou se estiver letárgico e não quiser mamar, ele pode estar desidratado.
Alterações fisiológicas durante o desmame Com o desmame, ocorrem alterações na composição do leite e nas glândulas mamárias. Durante um período de três meses depois do desmame, o volume de leite diminui para aproximadamente 67%, 40% e 20% do nível de base.
Se a mãe não realiza o desmame de maneira gradual é muito provável que ela sofra efeitos indesejáveis nos seios, como endurecimento e dor. É recomendável que o desmame não seja realizado em momento de estresse, como por exemplo a volta ao trabalho ou o início da ida ao berçário do bebê.
1 – Quando é indicado fazer o desmame? A OMS (Organização Mundial da Saúde) não estipula um período para que isso aconteça. Segundo a instituição, o tempo mínimo ideal para que a criança mame no peito é até os seis meses, de modo exclusivo, e depois, complementado com outros alimentos, por dois anos ou mais.
“Algumas mulheres tem o primeiro ciclo pós parto depois de seis a oito semanas, e algumas mulheres não vêem a menstruação até alguns meses depois de terem terminado a amamentação, o que pode levar até seis meses”, disse a Dra. Natasha Chinn, obstetra e ginecologista.
A menstruação no pós-parto varia de acordo com o fato da mulher estar amamentando ou não, uma vez que a amamentação provoca picos do hormônio prolactina, inibindo a ovulação e, consequentemente, atrasando a primeira menstruação.
Muitas mulheres ficam meses e até mais de um ano sem menstruar enquanto amamentam, mas, nestes casos a falta de menstruação não indica que a mulher não pode engravidar, por isso tome cuidado! Depois do desmame do bebê a menstruação volta ao normal.
Muitas mulheres não sabem, mas é possível não menstruar durante todo o período de amamentação! Sim, os hormônios responsáveis pela amamentação, ocitocina e prolactina, podem impedir que a menstruação desça normalmente.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
Portanto, a menstruação que é um reflexo da produção hormonal do ciclo menstrual não deverá ocorrer após a constatação da menopausa. Se a mulher apresentar sangramentos após 12 meses da data da menopausa, outras causas deverão ser investigadas.
É normal que com a interrupção da pílula anticoncepcional a menstruação fique irregular. A situação pode ocorrer por até dez meses, normalizando após esse período.
Quando se resolve parar o uso do anticoncepcional, podem surgir algumas mudanças no corpo, como perda ou ganho de peso, atraso da menstruação, piora das cólicas e sintomas da TPM. O risco de gravidez volta a existir assim que os ovários retornem à sua função normal.
Os efeitos começam a ser sentidos cerca de duas semanas após a suspensão do remédio e o período de transição varia de acordo com cada mulher e o tipo de anticoncepcional utilizado.
Os contraceptivos hormonais afetam a minha capacidade de engravidar no futuro? Não; a maioria das pessoas que param de usar qualquer tipo de contraceptivos engravidam dentro de um ano após ter interrompido seu uso.
Anticoncepcional oral mantém a fertilidade Isso porque quanto mais tempo você usar as pílulas, menos ovulações você vai ter e, assim, sua fertilidade será mais preservada.
Veja abaixo como interromper a utilização de cada tipo: Pílula: Se pílula de uso contínuo, pode-se parar em qualquer momento. Se pílulas com pausa, parar na pausa para evitar sangramentos de escape. É sempre bom lembrar que sua primeira menstruação natural pode demorar um pouco, cerca de 1 a 3 meses.
No entanto, segundo Nilka, as mulheres que usam anticoncepcional injetável trimestral podem demorar até seis meses para voltarem a menstruar e ovular. E ela esclarece: “É normal um casal sem nenhum problema para engravidar demorar até 18 meses para que isso aconteça”.
O Selene não deixa efeito residual no organismo. Então ao parar o anticoncepcional, você já estará apta para engravidar no próximo mês. Algumas mulheres podem demorar alguns meses para o ovário assumir o ciclo menstrual e voltar a ovular.