Ao usar o ácido retinoico para fotoenvelhecimento, começa-se a perceber melhora nas rugas no primeiro mês de tratamento ou até mesmo duas semanas após o início de seu uso. O clareamento da pele se torna visível a partir de mais ou menos 45 dias.
Tretinoína creme é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causadas pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) ...
O ideal é começar a usar o produto lentamente, apenas em alguns dias na semana. Por exemplo, aplicar o creme com ácido retinóico somente em uma a cada três noites. Nas outras noites, usar um creme hidratante e regenerador. Se tudo correr bem, na terceira semana de tratamento usar o ácido uma noite sim, outra não.
Os retinóides são moléculas quimicamente relacionadas com a vitamina A. Incluem as substâncias ativas: acitretina, adapaleno, alitretinoína, bexaroteno, isotretinoína, tazaroteno e tretinoína.
Atualmente estes congêneres da vitamina A são os mais potentes teratógenos conhecidos em humanos. A isotretinoína é utilizada no tratamento da acne cística severa e resistente a outros tipos de terapia. O etretinato é prescrito para pacientes com psoríase e outros distúrbios de queratinização.
O preço do Ácido retinóico varia de acordo com a marca do produto, o local, a concentração e a quantidade, podendo ser encontrado entre cerca de 25,00 a 100,00 reais a unidade do produto.
A categoria A1 apresenta os medicamentos considerados entorpecentes, com retenção e notificação de Receita “A” obrigatória.
Notificação de Receita tipo “A” – Cor Amarela Para medicamentos relacionados nas listas A1 e A2 (Entorpecentes) e A3 (Psicotrópicos) Validade após prescrição: 30 dias. Válida em todo o território Nacional.