O chá de camomila e o de valeriana, também são opções que podem ser indicadas pelo(a) veterinário(a). Sendo o primeiro para casos mais leves e o segundo para situações mais críticas. Tratamentos homeopáticos, como os florais, também podem ser uma terapia alternativa para ajudar seu amiguinho a dormir.
Para ajudar seu filhote a dormir a noite inteira, deixe-o bastante cansado durante o dia. Brinque bastante, corra, mostre vários brinquedos diferentes e interessantes. Evite que ele tire vários cochilos. Ao fazer isso, ele estará cansado no final do dia e dormirá por muitas mais horas seguidas.
Como os cães podem dormir nas mais diversas posições imagináveis, imagine que seu pet pode acordar de uma soneca infestado de bactérias em sua pelagem, caso não tenha opção senão deitar-se no chão. Se seu cão deita no chão de ambientes expostos à sujeira, pode ser que grande parte das bactérias fiquem em sua pelagem.
Cachorros e lobos “preparam” o terreno antes de deitarem e dormirem. Ao “cavar” o local que escolheram para descansar, eles estão na verdade fazendo com que aquela superfície fique mais aconchegante/ acolhedora. Ou seja, o cachorro arranha o chão antes de deitar por “motivos genéticos”.
Deixe a cama na sala por alguns dias e incentive que o cachorro fique lá. Depois, a leve para o quarto e, quando ele subir na cama, o coloque novamente na caminha. Com algumas repetições, ele entenderá que deve dormir na caminha dele e o processo será mais rápido, porque ele já estará acostumado a usá-la.
Pelo menos no começo, colocar alguma peça de roupa com o seu cheiro na caminha do cachorro contribui em como fazer o cachorro dormir sozinho, pois ele se sentirá mais seguro. “Além disso, podem ser colocados brinquedos de pelúcia como 'companhia' para o pet”, diz a veterinária.
O seu cãozinho quer mostrar independência e autoconfiança, mas também quer que você saiba que ele confia em você. Não é à toa que seu corpo relaxa de tal maneira que fotos de cachorro dormindo desse jeito costumam ser um pouco peculiares, mas ao mesmo tempo engraçadinhas.
Os cães, assim como os lobos, costumam se deitar de barriga para cima na frente do chefe da matilha para demonstrar submissão. Este tipo de comportamento está associado a uma estrutura de hierarquia dentro das matilhas de cães e lobos.
A resposta para o que esse comportamento do cachorro significa é simples: o cachorro está marcando território. Ao “ciscar”, o cachorro tem o objetivo de espalhar seu cheiro pelo maior espaço possível do local. Isso acontece porque o cocô e xixi de cachorro possuem odores próprios.
A maioria dos tutores acha que os cães estão só demonstrando carinho, mas nem sempre é essa a verdade. Lamber seu dono é uma forma dos cachorros demonstrarem seu amor, com um pouco de interesse. A pele humana tem um sabor levemente salgado, sabor apreciado pelos cães.
Os cientistas acreditam que esse comportamento continua acontecendo pelo fato de que os cachorros de hoje em dia são descendentes de lobos e de cachorros selvagens, e antes de eles serem introduzidos no convívio com humanos, esse comportamento servia para mascarar o seu cheiro.
Porém, em alguns casos, as lambidas podem significar mais do que simples afeto. Quando o cachorro lambe o próprio focinho ou a pata por diversas vezes seguidas, por exemplo, pode significar estresse (essas lambidas podem causar sérios ferimentos).
1. A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.
Cachorros filhotes (sejam machos ou fêmeas) podem desenvolver o hábito de querer “cruzar” em pessoas e objetos por quererem testar limites, demonstrarem dominância, e não por já poderem (ou quererem) acasalar.
Ela afirma que a castração, indicada pelo médico veterinário, pode ajudar a diminuir o comportamento de monta, mas que não é garantia para resolução do problema. É importante que esse cão seja treinado e consiga obedecer a comandos do seu tutor.
Inseminação artificial em cães Se sua cadela não quer cruzar, o que você pode fazer? Há uma opção para pessoas que querem que sua cadela tenha filhotes mas não conseguem, mesmo que ela esteja totalmente saudável. Essa opção é a inseminação artificial em cães, que pode ser realizada apenas por um veterinário.
A cachorra vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permite que nenhum macho monte nela. Para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas fêmeas. Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante.
Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.