23 janeiro 2021
Vade Mecum Saraiva 2020 – Tradicional – 29ª Edição
O novo Vade Mecum Método chega à sua 12ª edição em formato tradicional (17×24), oferecendo a você todas as facilidades de consulta e manuseio, na hora do estudo e das provas.
Um vade mecum é, de forma geral, um livro de referência de uso muito frequente e que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas. A palavra origina-se numa expressão latina que significa "vem comigo". Em Direito, refere-se a um compêndio das obras básicas para serem consultadas facilmente.
Um dos grandes diferenciais do Vade Mecum Método é o índice alfabético remissivo unificado ao final, onde é possível buscar em um único lugar as principais normas que tratam de um assunto específico.
Um índice remissivo lista os termos e tópicos que são abordados num documento, juntamente com as páginas em que aparecem. Para criar um índice remissivo, marque as entradas do índice remissivo fornecendo o nome da entrada principal e a referência cruzada no documento e, em seguida, crie o índice remissivo.
Qual o melhor Vade Mecum universitário?
Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-Lei nº 5.
Se você está começando a faculdade de Direito ou pretende fazer esse curso no futuro, se prepare para conhecer seu novo melhor amigo: o Vade Mecum. O nome esquisito vem do latim e significa “Vai Comigo”. ... Esse é o livro que traz um compilado de toda a legislação vigente no Brasil.
Como já é tradição na Saraiva Jur, a estrutura do novo Vade Mecum foi pensada de forma a proporcionar o maior número de diplomas legislativos sem comprometer a legibilidade e o trabalho editorial....Características.
A palavra origina-se numa expressão latina que significa "vamos juntos", "vai comigo" ou "vem comigo" onde vade é "Vamos", "vem" ou "vai" em português, e mecum significa "comigo" ou "juntos". Em Direito refere-se a um compêndio das obras básicas para serem consultadas facilmente.
Quando possui mais de um parágrafo, estes usam numeração ordinal com o símbolo § (que se lê “parágrafo”): § 1.º, § 2.º etc. Incisos de artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc. Alíneas de artigos são identificadas por letras minúsculas, às vezes em itálico (alíneas a, b, c etc.).
Os artigos são numerados utilizando-se os ordinais (até o 9º) e os cardinais (a partir do 10), seguido do enunciado. Como exemplo trago o art. 224 da Constituição Federal.
Você tem um Vade Mecum ou Código inutilizável em casa? Doe para a FADIVA! Os livros serão reciclados e o valor arrecadado será revertido na compra de brinquedos para a Campanha do Natal Solidário 2018. Os livros devem ser entregues no Núcleo de Prática Jurídica da FADIVA.
Para concursos federais, entretanto, indico o da RIDEEL (excelente) por ser mais completo em termos de legislação previdenciária e internacional. Ou seja, o da RIDEEL possui mais leis do que o da SARAIVA, sendo, portanto mais completo.
Regulamento ou lei orgânica que rege um Estado, alguma corporação, sociedade, associação, estabelecimento, etc.
Os incisos dos artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc. As alíneas dos artigos são identificadas por letras minúsculas, às vezes em itálico (alíneas a, b, c etc.).
Caso seja necessário citar mais de um artigo ou parágrafo, dever-se-á utilizar a abreviação “Arts.” para artigos e dois símbolos “§§” para parágrafos (Arts. 2º e 3º; §§ 9º e 10).
Citação Direta
I – o inciso IV do art. 3º da Lei nº xx. xxx, de 12 de setembro de 1988; II – o art.
Lei nº 10.
Quando fazemos citações diretas e indiretas, utilizamos o nome do autor e o ano de publicação. Ao passo que no caso de citação de lei, devemos identificar o autor através da sua jurisdição. Isto é, se for uma lei federal, o autor é Brasil.
Perceba que os elementos obrigatórios para citar jurisprudência em TCC são: