Forame: orifício que veicula a passagem de nervos, artérias e veias. Localização: parte superior da órbita ou parte medial e intermédia da margem supra-orbital. O que passa: nervos e vasos supra-orbitais (filetes sensitivos) que irão se distribuir pela região do tegumento e parte da fronte.
O forame redondo envolve a divisão maxilar do nervo trigêmeo (NC V/II). O forame oval abriga a divisão mandibular do nervo trigêmeo (NC V/III), a artéria meníngea acessória, o nervo petroso inferior e a veia emissária.
O forame jugular é uma abertura na base do crânio que permite a passagem, na parte anterior, dos nervos cranianos glossofaríngeo, vago e acessório e, na parte posterior, da veia jugular interna, principal via de drenagem sanguínea do cérebro.
Forame nutrício é o nome dado a abertura no osso, forame, por onde penetram os vasos sangüineos responsáveis pela vascularização e entrega de nutrientes para o osso (nutrição). Intercomunicantes com os canais de Havers e Volkmann, por onde passarão estes mesmos vasos sanguíneos.
Canal ósseo situado na pequena asa do osso esfenoide, onde passa o nervo óptico, a artéria oftálmica e os nervos simpáticos.
O canal óptico situa-se no ápice, e dá passagem ao nervo óptico e à artéria oftálmica.