Toquinho
A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista. O protagonista de um texto de ficção pode ter qualidades muito elevadas.
Tipos de verso
Segundo o número de versos presentes em cada estrofe, temos:
Diz-se da rima ou dos versos que terminam por vogais semelhantes nas duas últimas sílabas.
Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos. ... A rima é estruturada por um esquema abba abba cdc (cde) dcd (cde).
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida.
Quando falamos em métricas (ou metrificação), estamos nos referindo a medida do verso de uma poesia, e a metrificação é, portanto, o estudo da medida de cada verso. Existem, na língua portuguesa, doze espécies de versos,, que contém desde uma até doze sílabas métricas. ...
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras formando um som único. Esta contagem é feita de maneira auditiva, diferente da contagem gramatical que se considera na escrita gráfica.
A métrica é medida do verso a qual corresponde ao número de sílabas poéticas. No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em: Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10. Versos Sáficos: sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.
Versos e estrofes
Resposta: A metrificação é o estudo da medida dos versos, geralmente em poemas. Fazer a contagem das sílabas poéticas ou sílabas dos versos chama-se escansão.
As regras básicas para a contagem de sílabas poéticas são: a) Só contamos até a última sílaba tônica de um verso. No primeiro verso, não conta a sílaba na, porque a última palavra do verso é paroxítona. No segundo verso, contamos todas as sílabas, porque a última palavra do verso é oxítona.