Os invertebrados podem ser alimentar de vegetais, outros animais, e ainda alimentam por meio da sucção de sangue de seu hospedeiro (recebem o nome de hematófagos). Como exemplos de animais hematófagos temos as sanguessugas, os mosquitos e os carrapatos.
Na maioria dos vertebrados, as vértebras envolvem a medula espinhal, uma importante parte do sistema nervoso central. Além disso, atuam como eixo de sustentação para o corpo do animal. A coluna vertebral é uma característica observada nos organismos do grupo dos vertebrados.
Tem reprodução sexuada A reprodução dos animais invertebrados geralmente acontece através dos gametas masculino e feminino. Porém, há alguns casos de reproduções assexuadas como as esponjas e anêmonas.
Eles são atraídos pelo alimento fácil, e como o têm em abundância conseguem se reproduzir com maior rapidez, tornando-se verdadeiras pragas nas plantações.
Invertebrados de água doce têm um importante papel nas comunidades e ecossistemas dos quais fazem parte. Sua função mais conhecida é participar da estrutura trófica e, através das redes alimentares, ser o alimento para outros organismos, especialmente peixes, anfíbios e aves aquáticas.