Resposta. A energia potencial elástica é o tipo de energia mecânica armazenada em virtude da deformação de um material elástico. Ao comprimir ou esticar um corpo elástico, como uma mola, há a tendência do material de voltar à posição ou formação original.
Diz-se que um objeto em repouso possui uma energia denominada energia potencial gravitacional, que varia conforme sua altura em relação ao solo. Outra forma de energia é a energia potencial elástica, presente em uma mola comprimida ou esticada.
Energia potencial gravitacional é uma grandeza escalar, medida em joules, que mensura a quantidade de energia atribuída a um corpo de certa massa que se encontre a uma determinada altura em relação ao chão.
Da mesma forma, o modo como medimos a variação da energia potencial não altera seu valor. Escolher U(0) = 0 significa escolher o zero da energia potencial gravitacional ou, em outras palavras, escolher o nível de referência a partir do qual vamos medir a energia potencial gravitacional.
Sendo a energia potencial gravitacional uma grandeza escalar cujo valor depende do nível de referência escolhido, é possível que a energia potencial gravitacional seja negativa, marca atingida se o objeto encontrar-se abaixo do nível adotado como referência, a exemplo.
Como o ciclista desce, a sua energia potencial gravitacional diminui e como a sua velocidade é constante a sua energia cinética permanece constante. ... Sendo assim, se a velocidade dobrar (mantendo constante a massa) a energia cinética do carro ficará quatro vezes maior.
Ela é definida como energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula.
a. Energia Hidrelétrica. Pelo esquema é possível observar a transformação da da água em energia cinética, o que permite girar a turbina, gerando a energia elétrica que será transmitida pelos cabos da torre.
Durante o movimento de descida, a energia potencial converte-se continuamente em energia cinética, devido ao trabalho realizado pela força gravitacional (peso). Quanto o corpo atinge o ponto mais baixo, toda a energia potencial foi transformada em cinética, correspondendo ao ponto de velocidade máxima do pêndulo.
Dentre os principais tipos de transformações de energia pode - se citar: energia solar em energia elétrica, energia cinética em energia elétrica e energia eólica em energia elétrica.
O Princípio da Transformação de Energia O princípio da conservação de energia afirma que a energia não pode ser destruída nem criada. Em vez disso, a energia apenas transforma de uma forma para outra.
Por exemplo, temos o chuveiro que usa um resistor para aquecer a água, transformando energia elétrica em térmica; temos as antigas lâmpadas incandescentes que transformam a energia elétrica em térmica + luminosa; temos os ventiladores e geladeiras que utilizam motores que transformam energia elétrica em motora, dentre ...
Essa energia transferida é chamada de calor. Para ocorrer a transformação física do gelo em água líquida, por exemplo, basta fornecer energia na forma de calor para o gelo, que é a nossa matéria. A energia nunca é criada, mas sim transformada.
Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.
Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios. Energia Solar: obtida pela energia do sol. Energia Eólica: obtida pela força dos ventos. Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.
energia solar