Odé é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da faRtura e da riqueza. Atualmente, o culto a Odé Oxóssi está praticamente esquecido na África, mas é bastante difundido no Brasil, em cuba e em outras partes da América onde a cultura iorubá prevaleceu.
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).
Símbolos. Saudação: Epahhey ,Oia! Dia: Quarta-feira. Cores: Marrom, vermelho, rosa e branco.
As cores dos Orixás na Umbanda
As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras.
Iansã:Abacaxi, manga rosa, romã, pitanga, maçã vermelha, cereja, mamão, melão, moranga, pêssego, pitanga, caju, melancia, banana ouro, banana nanica, cenoura com mel, jambo, tangerina, laranja Bahia (laranja de umbigo), limão, uva rosa, cereja, grãos.
Firmeza na força de Iansã para direcionar os caminhos
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
As firmezas geralmente são bem simples e práticas, são uma forma rápida de evocar determinadas energias para nosso benefício. Costuma-se usar vários elementos¹ agregados, tais como: fitas, velas, pembas, símbolos, pedras, cristais, minerais, perfumes, ervas, etc.
Passo-a-passo:
Eu (diga seu nome), invoco Pai Xangô e seus auxiliares, invoco a corrente de Xangô, invoco os espíritos da justiça para que demonstrem vosso poder: que o coração de (nome do amado) transborde de amor, desejo e confiança por mim, e que faça ele me enxergar como sua companheira.
"Deus do fogo e do trovão, Senhor do raio e da justiça divina, olhe para mim Pai, com seus olhos justos e benditos. Não permita que meus inimigos me façam mal nem no corpo, nem na alma, e que nenhuma injustiça me abale. Salve Deus do Machado Sagrado, pelo seu Oxé, eu peço proteção e justiça em meus caminhos.