Algumas nanopartículas também foram utilizadas para melhorar produtos farmacêuticos, como os protetores solares. A purificação do ar com íons, a purificação de águas residuais com nanobolhas ou os sistemas de nanofiltração para metais pesados são algumas de suas aplicações positivas para o meio ambiente.
A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria em escala atômica e molecular e incluí o desenvolvimento de materiais que está associada a diversas áreas como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais entre outras.
Nanorobôs na detecção e tratamento do câncer Os nanorobôs permitem a aplicação de medicação nos pacientes diretamente no organismo ou nas células cancerígenas, tornando as condutas mais eficazes e afetando minimamente as células saudáveis.
Nanorobôs são dispositivos que variam no tamanho de 0.
A trombina cria um coágulo e sufoca o tumor ao inibir a passagem do sangue. O processo acontece em uma escala mil vezes menor do que o tamanho de um cabelo humano. As moléculas de trombina ficam imersas dentro da molécula de DNA, e são necessárias de 2 a 4 para ativar o nanorobô.
Os pequenos combatem o tumor cortando o suprimento de sangue das células cancerosas - sem afetar as células saudáveis. Ao bloquear o suprimento de sangue, os nano robôs causam a morte do tecido, que resulta na redução do tumor.
Robôs moleculares Eles operam realizando reações químicas em soluções especiais, soluções estas que podem então ser controladas e programadas para dizer aos robôs quais tarefas eles devem executar. "Toda a matéria é composta de átomos e estes são os blocos de construção básicos que formam as moléculas.
Nesse mundo nanométrico, átomos e moléculas são modificados por meio de braços de robôs nanoscópicos, seja para aperfeiçoar materiais já existentes ou criar novas substâncias que poderão ser usadas de inúmeras maneiras. As aplicações dessa nova área do conhecimento são imensas.